Equipe de rondonistas em Ermo é formada por
brasileiros, paraguaios e chilenos - Fotos: Div.
Um dos sete municípios da região Sul Catarinense que recebe a
Operação Caminho dos Cânions, do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Ermo tem nesta sexta-feira, 9, suas atividades de despedida da iniciativa.
Um evento geral de encerramento, com todas as equipes e a presença de gestores e autoridades, ocorrerá em Praia Grande, neste sábado, 10, a partir das 10h.
Formada por 12 pessoas, incluindo brasileiros, paraguaios e chilenos (veja lista abaixo), a equipe de rondonistas que atua em Ermo é coordenada pelo técnico Donizete Bittencourt, do
Centro de Educação a Distância (Cead).
Oficinas
Ao longo de dez dias, o município recebeu oficinas em diversos locais públicos, como as escolas João Moro (municipal) e Pedro Simon (estadual), o Centro de Educação Infantil, os clubes de Mães, de Idosos e de Emagrecimento, o grupo de gestantes, os centros Terapêutico Simão Pedro e de Fortalecimento de Vínculos e as escolinhas de futebol.
Planejadas em conjunto com os municípios, as ações da operação envolvem as areas temáticas da extensão universitária: Educação, Meio Ambiente; Saúde, Direitos Humanos e Justica, Trabalho é Tecnologia, Cultura e Comunicação.
O objetivo é promover a integração entre a universidade e a comunidade, oferecendo serviços essenciais e educação.
Acesse a lista completa de oficinas no site.
A equipe em Ermo também marcou presença em eventos públicos, como uma sessão da Câmara Municipal, uma missa e uma festa rural.
Combate ao preconceito
Em Ermo e Santa Rosa do Sul, a programação nos últimos dias inclui atividades ministradas pelas pesquisadoras Vera Marques e Maria Helena Tomaz, também da Udesc Cead.
A professora Vera Marques aborda questões relacionadas à educação e sexualidade; a técnica Maria Helena, sobre educação étnicorraciais nas escolas.
Diretora-geral da Udesc Cead, Vera coordena o
Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex) e seu programa de extensão permanente.
Maria Helena é coordenadora do
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc (Neab) e do programa de extensão permanente Memorial Antonieta de Barros, além de atuar como secretária de Pós-Graduação no centro de ensino.
Dentre as atividades em Ermo, Vera comandou uma roda de conversa com docentes e estudantes da Educação de jovens e Adultos (EJA), assistentes sociais e gestoras do município sobre o tema da sexualidade como dimensão humana e transversal para todas as pessoas.
O encerramento local das atividades no município também contou com a participação do professor Alfredo Balduíno Santos, que atuou como coordenador do NER Udesc até abril deste ano.
Já em Praia Grande, uma equipe coordenada por Vera e Maria Helena participou na última quinta-feira, 8, de uma roda de conversa com docentes da escola da Comunidade Quilombola São Roque.
A equipe incluiu ainda as estudantes Bárbara Stefany Saturno, do curso de Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú, e Mariana Bernardes Mosso de Lima, do Bacharelado em Moda da Udesc Ceart, que atuam como bolsistas no Neab.
Municípios
Além de Ermo, Santa Rosa de Lima e Praia Grande, a Operação Caminho dos Cânions tem equipes em Balneário Arroio do Silva, Meleiro, Morro Grande e Sombrio. A iniciativa tem colaboração da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
Os mais de cem rondonistas que participam da operação são vinculados à Udesc e a instituições parceiras do Brasil e do exterior, dentre elas: a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Universidade Diego Portales, do Chile, a Universidade Nacional de Assunção e a Universidade Santa Clara de Asís, do Paraguai.
Equipe de rondonistas em Ermo
-
Donizete Bittencourt, técnico da Udesc Cead (coordenador);
-
Antonia Camus, estudante de Fisioterapia da Universidade Diego Portales;
-
Isabeli Scheffer, estudante de Medicina veterinária da Udesc Lages;
-
Alfredo Acosta, docente da UNA;
-
Alex Zegarra, estudante de Biomedicina da Unesc;
-
Francisca Villena, estudante de Fisioterapia da Universidade Diego Portales;
-
Maria Lúcia Deunisio, estudante de Engenharia de Produção da Udesc Planalto Norte;
-
Edith Torres, docente da UNA;
-
Nayeli Zapata, estudante de Fisioterapia da Universidade Diego Portales;
-
Yago Maciel, estudante de Medicina da Unesc;
-
Isabella Tamanini, estudante de Enfermagem da Udesc Oeste;
-
Sebastian Moran, estudante de Geologia da UNA.
Udesc Cead
Representantes da Udesc Cead atuam em diversas atividades na operação, dentre elas a coordenação de equipes e ministrando oficinas.
Além de Bittencourt, coordenam equipes a professora Cléia Demétrio, em Santa Rosa do Sul, e Rogério Boddemüller, em Meleiro. Cléia é diretora de Extensão da Udesc Cead e coordena o
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) e seu programa de extensão permanente.
Também participam da operação a técnica Tânia Foletto (em Santa Rosa do Sul) e o técnico Gilberto Luiz Françosi (motorista).
A coordenação geral do Rondon Udesc e da operação é feita pelo professor Rafael Gué Martini, do Departamento de Pedagogia a Distância (Dpad), que também é o atual coordenador de Extensão da universidade, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).
Sobre o NER Udesc
Ao longo de 13 anos, o NER Udesc realizou 18 operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No
site do núcleo é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o
Facebook, o
Instagram e o
YouTube.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc pelo e-mail
ner.proex@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454