Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

16/08/2019-17h57

Palestra sobre causas da crise brasileira encerra Semana Acadêmica de Economia da Udesc Esag

Antony Mueller analisou a crise brasileira sob a perspectiva da Escola Austríaca de Economia - Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
O professor Antony Mueller, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), encerrou na tarde desta sexta-feira, 16, o ciclo de palestras da 8ª Semana Acadêmica de Economia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A programação da Semana, iniciada na segunda-feira, teve palestras e minicursos voltados aos estudantes do curso de graduação em Ciências Econômicas da Udesc.

Mueller falou a uma plateia de alunos de graduação em Administração e Economia, no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade, sobre “a grande crise econômica brasileira à luz da teoria austríaca moderna dos ciclos econômicos”.

Nascido na Alemanha, Antony Mueller é doutor em Economia pela Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nürnberg. Já lecionou na Alemanha, Guatemala e Estados Unidos, além do Brasil. Hoje é professor da graduação e mestrado em Ciências Econômicas e do doutorado em Sociologia da UFS, onde leciona sobre macroeconomia, economia monetária, desenvolvimento socioeconômico e integração econômico-monetária europeia.

Mueller é uma adepto da chamada Escola Austríaca e Economia. Os austríacos, como são conhecidos, enfatizam a propriedade privada, o empreendedorismo, o livre mercado e a moeda forte como guias do desempenho econômico. As teorias da escola austríaca dão grande valor ao indivíduo, enxergando valores subjetivos como a causa de todos os resultados da economia.

Gasto público

Para o professor, o Brasil precisa de poupança para crescer, mas ela vem caindo fortemente, especialmente a partir de 2012. A principal causa, para Mueller, é o excesso de gasto público. “O déficit nas contas do governo faz a poupança nacional cair”, explica.

Ele ressalva que “essa política poderia funcionar, se empresas e famílias poupassem mais, ou se houvesse aumento de produtividade, mas não é o que acontece no país”. Para o pesquisador, o governo brasileiro adotou nos últimos anos uma política de endividamento, quando não havia urgência. “Ganhar eleições e o prestígio de fazer grandes eventos foram algumas das fortes motivações para isso”.

Em relação ao governo atual, Mueller receia que medidas nessa mesma linha (aumento dos gastos) estejam sendo adotadas, por conta da impaciência com a crise e a aproximação das eleições municipais. “Impaciência causou a catástrofe e vai fazer com que a recuperação seja demorada”, avalia. "Quando o governo gasta demais, algum benefício vem agora, mas o desastre chega depois”.

Minicurso

Além da palestra, a programação do último dia da Semana tem ainda a segunda aula do minicurso sobre finanças pessoais, com a economista Laura Pacheco, a partir das 19h, no Laboratório de Informática 2 da Udesc Esag. O minicurso teve a primeira aula na quarta-feira, 14.

Laura Pacheco é formada em Economia pela Udesc Esag e pela ESC Clermont Graduate School of Management (França). É assessora de investimentos certificada pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) e credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Apoio

A programação teve o apoio de dois projeto de ensino da Udesc Esag: “Aprimoramento de Capital Humano: Ciências Econômicas”, coordenado pela professora Marianne Stampe (com recursos do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação - Prapeg) e “Valorização do Ensino de Graduação” (programa institucional do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Econômicas).

Mais informações

A 8ª Semana Acadêmica de Economia é organizada pelo Centro Acadêmico de Economia (Cade) e pelo Departamento de Ciências Econômicas (DCE) da Udesc Esag.

Mais informações podem ser obtidas com o Departamento de Ciências Econômicas da Udesc Esag, pelo telefone (48) 3664-8260.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Antony Mueller, professor da UFSC e teórico da Escola Austríaca de Economia
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h