Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

17/06/2019-17h33

Parceria entre Udesc Esag e CGU ensina educação fiscal a crianças em oficina nesta terça

Projeto é ligado ao programa de extensão Esag Kids, da Udesc Esag -  Foto: Gustavo Cabral/Ascom/Udesc Esag
Cerca de 70 crianças, entre alunos de escolas públicas e de organizações de assistência social, participarão nesta terça-feira, 18, pela manhã, de uma oficina na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC), em Florianópolis, sobre educação fiscal. A ação é resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e a Controladoria Geral da União (CGU).

Esta é a quarta de uma série de oito oficinas temáticas proporcionada a essa turma piloto pelo projeto Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim. O projeto é ligado ao programa de extensão Esag Kids, da Udesc Esag, que promove a educação de crianças para o empreendedorismo e cidadania.

De acordo com o professor Eduardo Jara, coordenador do Esag Kids, os alunos terão uma aula prática de educação fiscal. Eles simularão a compra e venda de materiais escolares, emitindo nota fiscal”, explica.  Os materiais escolares usados na simulação serão doados às próprias crianças participantes da oficina, que também serão orientadas a guardar o dinheiro.

Durante a oficina, as crianças terão apoio de estudantes do curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag – em ação vinculada a projeto de ensino da turma de 1ª fase, coordenado pela professora Emiliana Debetir – e servidores da CGU. O superintendente da CGU em Santa Catarina, Orlando Vieira de Castro Júnior, também participará do evento.

Feirinha

O projeto tem a parceria da Prefeitura de São José, com metade da turma piloto formada por alunos da rede municipal. A outra metade é de crianças atendidas pelo Instituto Guga Kuerten (IGK), Instituto Pe. Vilson Groh e Lar Recanto do Carinho, todos de Florianópolis.

As duas primeiras oficinas, no auditório da Udesc Esag, abordaram empreendedorismo e programação de aplicativos móveis. A terceira, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), tratou de planejamento. Liderança, ética, inovação e economia criativa serão os temas das próximas oficinas. No fim do ano, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão exibidos num evento, a Ferinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim.

Veja aqui o cronograma completo

Também participarão do projeto (com o apoio de professores capacitados pelo programa Esag Kids) alunos de uma escola municipal em Canelinha (SC) e de uma escola estadual em Erechim (RS) – em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – e crianças atendidas pelos Projeto Surfando para o Futuro de Itacaré(BA) e da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas), de Florianópolis.

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do programa de extensão Esag Kids, professor Eduardo Jara, pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto é ligado ao programa de extensão Esag Kids
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h