Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

25/11/2021-16h56

Parceria FGV-Udesc propõe melhorias na gestão de quatro municípios catarinenses

Professores e estudantes da FGV e Udesc apresentam resultados em reunião remota com as prefeituras - Reprodução
As prefeituras de Joinville, Blumenau, Itajaí e Brusque tiveram acesso nesta quarta-feira, 24, às apresentações finais do Programa de Imersão em Governos Subnacionais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Realizado em várias partes do país, o programa mobiliza alunos da FGV para analisar gestões públicas locais e contou com a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no trabalho com os municípios catarinenses.

Cada gestão municipal participa de uma semana de “imersão”, processo já realizado em outubro. As imersões foram feitas por meio de reuniões remotas, com a participação de secretários municipais e de estudantes e professores da FGV e Udesc. Os gestores discutem com os acadêmicos suas ações, mecanismos de gestão e processos internos.

A análise das gestões municipais é realizada em três etapas: a produção de um diagnóstico sobre a cidade e o governo local, uma semana concentrada de encontros entre os pesquisadores e os gestores municipais e a elaboração de planos de ação para os desafios identificados no trabalho de campo.

FGV e Udesc

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV Eaesp) envolveu nas atividades de imersão 65 alunos, 9 supervisores de campo e 3 professores coordenadores para trabalharem o planejamento e a gestão de organizações públicas estudadas. Eles se dividiram em grupos e, além dos quatro municípios catarinenses, neste semestre o programa envolveu também cinco cidades do Estado de Sergipe. 

Além da equipe da FGV, participaram professores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Udesc Esag) – Paula Schommer, Karin Vieira e Valério Turnes – e da Udesc Balneário Camboriú – Luiz Felipe Reinecke –, além dos mestrandos Thiago Duarte, Barbara Ferrari Gonzaga e Mariana Marques, da Pós-graduação em Administração da Udesc Esag.

O professor, Luís Paulo Bresciani, do Departamento de Gestão Pública da FGV Eaesp, responsável ao lado da professora Iana de Lima pela disciplina de imersão, considera o processo importante para a formação dos alunos. “Os resultados do nosso ponto de vista são excelentes para a formação acadêmica e profissional deles, por toda a vivência que adquirem, apesar do tempo curto de encontros e atividades”, comenta o professor.

De acordo com a professora Paula Schommer, da Udesc Esag, os cursos da área têm buscado ampliar as conexões entre as universidades e as gestões municipais. "Nosso objetivo ao nos envolvemos nessa imersão foi o de reforçar e ampliar os laços de cooperação entre os cursos de Administração Pública da Udesc e da FGV Eaesp e conhecer mais sobre a metodologia da imersão que eles realizam", explica a professora.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

Com informações as assessorias de comunicação das prefeituras de Blumenau e Itajaí.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudantes e professores da FGV e Udesc apresentaram resultados
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h