Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

26/03/2021-15h04

Pesquisa de mestrado da Udesc Esag avalia custo-benefício do Alô Saúde Floripa

Ricardo Collar Rebolho defenderá nesta segunda-feira, 29, às 9h, sua dissertação “Avaliação dos custos do serviço de atendimento pré-clínico por telefone da Prefeitura Municipal de Florianópolis”, orientada pelo professor Fabiano Maury Raupp, no Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas on-line abertas ao público, em razão da pandemia de Covid-19.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta segunda-feira, 29, a partir das 9h)

O pesquisador avaliou os custos do primeiro serviço de atendimento pré-clínico por telefone instituído no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, o Alô Saúde Floripa. Foram avaliadas todas as ligações realizadas para este serviço nos primeiros sete meses de funcionamento.

A pesquisa descreve o perfil dos pacientes atendidos pelo serviço, dos atendimentos realizados, dos motivos mais comuns de consulta, as orientações fornecidas, a adesão das pessoas atendidas a essas orientações e a satisfação dos pacientes.

O estudo também avaliou os custos evitados pelo programa. Isso se dá pelo redirecionamento de consultas de locais de maior complexidade, como as emergências dos hospitais e as unidades de pronto atendimento (UPA), para os centros de saúde. As orientações de autocuidado para o paciente se tratar em casa também poupam custos.

Com os dados encontrados na pesquisa foram elaboradas propostas de intervenção para aumentar a eficiência do programa e otimizar os recursos da rede municipal de saúde.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (8h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h