Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

11/12/2020-17h51

Pesquisadores da Udesc Esag criam manual para que Estado compre soluções inovadoras

Professora Micheline Hoffmann (no alto, à esquerda) e seus alunos apresentam proposta à SEA, TCE e MPSC - Foto: Reprodução

Mestrandos e doutorandos em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) desenvolveram um manual para orientar processos do Governo do Estado voltados à contratação de soluções inovadoras. Nesse tipo de licitação, o órgão público busca um produto ou serviço que possivelmente ainda não existe no mercado. Por isso, o edital deve descrever um problema a ser solucionado, e não um item, como em outras compras.

O manual foi desenvolvido pelos alunos da disciplina Inovação no Serviço Público, sob coordenação da professora Micheline Hoffmann. A disciplina é oferecida no Mestrado e no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis.

O resultado do trabalho foi apresentado pelos pós-graduandos durante aula da disciplina nesta quinta-feira, 10, com participação de representantes da Secretaria de Estado da Administração (SEA), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Manual

O documento traz uma contextualização da legislação estadual e uma breve discussão sobre a análise de problemas, especificamente no contexto da inovação. Na parte mais prática, apresenta a trilha de análise e reenquadramento para orientar a elaboração do estudo técnico exigido pelo decreto estadual que regulamenta esse tipo de compra. O manual será publicado na próxima semana.

O trabalho foi feito a pedido da SEA, por meio da diretora de gestão de licitação e contratos, Karen Sabrina Bayestorff Duarte, e da gerente de governança e inovação em compras da SEA, Carla Giani, e incorporado como trabalho aplicado da disciplina. Além da diretora e da gerente da SEA, participaram da apresentação o coordenador do projeto InovaTCE, Jairo Wensing, e Guilherme André Pacheco Zattar, do Núcleo de Inovação do MPSC.

Soluções inovadoras

De acordo com a professora Micheline Hoffmann, a contratação de soluções inovadoras para o serviço público é um tema em pauta atualmente no Brasil e outros países. Em Santa Catarina, o tema foi regulamentado pelo Decreto 842/2020, publicado em 17 de setembro. O decreto prevê a elaboração de um estudo técnico para justificar a necessidade de contratação de uma solução inovadora. É aí que entra o manual, como ponto de partida.

“Em geral os gestores ignoram a fase de identificação da necessidade, iniciando o planejamento das compras pela definição do item a ser comprado”, afirma a professora. “Isso aumenta o risco de se buscar por soluções que atendam uma questão superficial, que muitas vezes é só um sintoma de um problema maior”. O resultado é então uma compra que não resolve o problema real e aproveita mal os recursos públicos.

Saiba mais sobre o tema no blog da disciplina:
inovacaosetorpublico.com.br


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professora Micheline Hoffmann (no alto, à esquerda) e seus alunos apresentam proposta à SEA, TCE e MPSC
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h