Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

07/12/2020-13h33

Pesquisadores da Udesc Esag lançam livro Virtudes e Dilemas Morais na Administração

Pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) acabam de lançar o livro Virtudes e Dilemas Morais na Administração, organizado pelo professor Maurício C. Serafim, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Com 15 artigos sobre o tema, o livro foi produzido pelo grupo de pesquisa AdmEthics, liderado por Serafim, e está disponível em versão impressa e e-book.

De acordo com o professor, a ideia do livro surgiu durante a elaboração do plano de ensino da disciplina com o mesmo nome no mestrado e doutorado em Administração da Udesc Esag, no segundo semestre de 2019. “Foi minha primeira tentativa de expor em sala de aula uma abordagem que vem se revelando um dos caminhos mais abrangentes para vivenciarmos de maneira real e efetiva a dimensão ética na Administração”, explica Serafim.

O livro foi produzido sem fins lucrativos. “Tanto o organizador quanto os autores não serão remunerados pelas vendas”, esclarece o professor. "O preço estabelecido nas plataformas de distribuição é apenas para cobrir os custos estabelecidos pelas próprias plataformas”.

Temas

Com prefácio do professor Ignacio Ferrero, da Universidade de Navarra (Espanha), a obra apresenta os 15 artigos agrupados em quatro partes.

A Parte I traz uma breve introdução, o panorama histórico e alguns desdobramentos atuais sobre a ética das virtudes na Administração Pública e Business Ethics, contextualizando os demas textos das partes seguintes.

A Parte II (Virtudes e Organizações) oferece reflexões e análises do universo organizacional e suas interfaces – o administrador, a tecnologia, as fusões e aquisições, a gamificação e o mindfulness – na perspectiva das virtudes.

A Parte III (Virtudes e Dilemas Morais em Economia e Administração Pública) explora outras áreas e temas, abrangendo a Escola Austríaca de Economia, a judicialização da política no Supremo Tribunal Federal (STF), os dilemas morais na gestão pública, o price gouging e a relação entre a ética e a Administração Pública com base em três modelos normativos.

A Parte IV (Educação Moral e Administração) enfoca a possibilidade de se desenvolver a dimensão moral e ética nas pessoas, seja nos cursos de graduação em Administração, na utilização da literatura para a formação do imaginário nos presídios, ou como iniciativa do governo.

O leitor também poderá conhecer, ao fim do livro, os autores e os temas e referências trabalhados na disciplina do Programa de Pós-graduação Acadêmico em Administração da Udesc Esag que originou o livro. Esse conteúdo serve como um guia de leitura para se aprofundar no assunto.

Leia aqui uma amostra do livro

Veja como obter o livro

Saiba mais sobre o tema no site do Admethics

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h