Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

06/12/2019-16h06

Pesquisadores da Udesc Esag produzem e-book gratuito com estudo sobre inovações na democracia

O livro Mandatos Coletivos e Compartilhados – Desafios e possibilidades para a representação legislativa no século 21, elaborado por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), já está disponível gratuitamente na biblioteca on-line da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps). A obra traz mais de 100 experiências nacionais e internacionais de inovação na democracia.

O relatório, produzido por iniciativa da Raps, é resultado de pesquisas realizadas pelo grupo Callipolis, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. A equipe, liderada pelo professor Leonardo Secchi, contou com o doutorando Ricardo Alves Cavalheiro, o mestrando William Quadros da Silva e os pesquisadores Saulo Francisco Paganela e Letícia Elena Ito, hoje já formados na graduação em Administração Pública da Udesc Esag.

O e-book foi lançado no último sábado, 30 de novembro, em São Paulo, pela Raps, organização se dedica a reunir, capacitar e apoiar lideranças políticas comprometidas com o diálogo, a transparência e o desenvolvimento sustentável. A publicação teve ainda o apoio financeiro do Instituto Arapyaú, também dedicado à promoção da sustentabilidade.  

Pesquisa

Os mandatos coletivos e compartilhados são uma forma de exercer o mandato de vereador, deputado ou senador em que o eleito se compromete a dividir o poder com um grupo de cidadãos. “É a aplicação à política da lógica de compartilhamento, já presente na economia e outras esferas da sociedade”, explica o professor Leonardo Secchi.

A pesquisa que resultou no livro de 118 páginas foi feita entre 2017 e 2019. Ao longo desse período, o estudo também teve intersecção com as teses de doutorado e dissertações de mestrado em Administração, além de trabalhos de conclusão de curso da graduação em Administração Pública da Udesc Esag.

De acordo com Secchi, o estudo teve como objetivo "identificar e analisar iniciativas consideradas inovadoras, nacional e internacionalmente, de inserção da sociedade civil no processo de elaboração e decisão legislativa”. A ideia agora é compartilhar o estudo com pré-candidatos ao Legislativo, pesquisadores e demais interessados no tema.

Acesse o e-book gratuitamente em:
raps.org.br/biblioteca/mandatos-coletivos-e-compartilhados


Conheça o grupo de pesquisa Callipolis, da Udesc Esag:
udesc.br/esag/gruposdepesquisa/callipolis


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h