Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

07/08/2020-16h05

Portal de Periódicos da Udesc passará a ter nova versão com melhorias em setembro

Nova versão ganhará design aprimorado - Foto: Pexels
Em setembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) atualizará a plataforma do Portal de Periódicos. A nova versão terá várias melhorias funcionais e de design para proporcionar melhores experiências aos usuários que utilizam o sistema (leitores, autores e editores). 

O portal reúne todos os periódicos científicos da Udesc e pode ser usado por qualquer pessoa para pesquisa de artigos e submissão de trabalhos, entre outras funções.

A migração da atual plataforma para a nova versão ocorrerá entre 31 de agosto e 4 de setembro. Nesse período, as atuais páginas dos periódicos ficarão disponíveis somente para consulta e o sistema poderá ficar temporariamente inacessível. Também estarão em suspensão as submissões, as publicações e os processos de avaliação em todos os periódicos.

Software gratuito

O Portal de Periódicos da Udesc utiliza a plataforma Open Journal Systems (OJS), um software de código aberto para o gerenciamento de publicações de revistas eletrônicas. A migração em andamento passará da versão 2.4.8.5 para a OJS 3.

Elaborado pelo Public Knowledge Project (PKP) e traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a plataforma OJS faz desde o processo de submissão e avaliação online até a publicação.

Na versão atual, o OJS é conhecido, em todo o Brasil, pelo nome de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer). A partir da versão 3, no entanto, a nomenclatura original do sistema (OJS) passará a ser adotada também por instituições nacionais, já que é internacionalmente conhecido desta forma, o que facilita a busca por documentação e o compartilhamento.

Melhorias

As atualizações da nova versão incluem um novo design e funcionalidades que simplificam as atividades de editores e usuários, como a integração do Open Researcher and Contributor ID (Orcid), que funciona como identificador único persistente para cada autor, facilitando sua identificação e sua recuperação.

As alterações e as melhorias não alteram o processo editorial, que seguirá sendo realizado da mesma forma, da submissão à atribuição de avaliação pelos pares e publicação.  

O processo de atualização vem sendo desenvolvido há cerca de um ano por um grupo de trabalho composto por membros da Biblioteca Universitária (BU), da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Setic), da Coordenadoria de Informática do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e do Setor de Periódicos do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Capacitações

O trabalho de migração inclui, para servidores da Udesc que atuam como editores, capacitações online sobre as principais alterações contidas na nova plataforma.

Ministrados pela técnica Marcela Reinhardt de Souza, bibliotecária da BU, e pelo técnico Anderson Mendes, do Setor de Periódicos da Udesc Faed, os treinamentos são voltados às equipes editoriais de periódicos da universidade e ocorrem neste início de mês, abordando questões como gerenciamento do fluxo editorial e configurações do sistema.

Após concluídas, as capacitações e tutoriais ficam disponíveis aos interessados no canal da BU no YouTube.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail portal.periodicos@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Nova versão do sistema tem melhorias funcionais e de design
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h