Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

04/12/2019-13h16

Primeiros graduados da Udesc Esag reproduzem formatura nesta sexta, 50 anos depois

Grupo de 12 egressos da turma original participaram de homenagem na Udesc Esag em outubro - Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
Meio século depois, eles estarão de volta à universidade onde concluíram o curso de graduação em Administração para repetir a formatura. Parte dos 38 egressos da primeira turma formada pela então Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) será homenageada com uma nova "formatura" no Plenarinho da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), nesta sexta-feira, 6, às 18h.

Os 38 primeiros egressos do curso de Administração da Udesc Esag tiveram sua cerimônia de formatura em 17 de dezembro de 1969, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. Nesta sexta, o grupo retorna à escola – ainda Esag, mas renomeada como Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – para uma homenagem que reproduz aquela formatura há 50 anos.

A cerimônia simbólica terá entrega de certificados e até discurso do mesmo orador de 1969, o hoje senador Esperidião Amin. O evento também terá participação de ex-diretores-gerais do centro, da diretoria atual e da reitoria da universidade, além de representantes da Fundação Esag (Fesag).

A turma já foi homenageada este ano durante o Dia do Egresso da Udesc, em 17 de outubro. Compareceram 12 membros da turma de 1969, entre eles empresários, professores e administradores públicos – alguns deles ex-secretários de Estado. Cada um recebeu na ocasião um certificado comemorativo e um troféu Alumni – homenagem concedida aos egressos da universidade.

Veja a lista completa de formados na turma de 1969 em udesc.br/esag/egressos/1969.

Assista ao vídeo e saiba como foi a homenagem no Dia do Egresso:



História

Em dezembro de 1969, a Udesc havia sido instituída legalmente há menos de cinco anos (maio de 1965). Por decreto, o Governo do Estado uniu a Esag a outras duas unidades de ensino superior recém-criadas: a Faculdade de Educação (Faed), também em Florianópolis, e a antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), hoje Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) – Esag e Faed mudariam de nome décadas depois, mas mantendo as siglas originais.

Uma comissão de implantação da Esag foi constituída no final de 1965. Foi essa comissão que organizou o primeiro vestibular. O resultado foi divulgado em 25 de fevereiro de 1966, com uma lista de 50 alunos. Em maio do mesmo ano, começaram as aulas do curso de Administração, no turno noturno. Dos 50 calouros, 38 se formariam quatro anos depois, em 1969.

Dez anos depois da primeira formatura, a Esag deixou a casa na rua Visconde de Ouro Preto, em frente à Praça Getúlio Vargas, no centro de Florianópolis, e se transferiu para o prédio atual no campus da Udesc na Avenida Madre Benvenuta, o bairro Itacorubi.

O curso pioneiro de Administração ganhou a companhia das graduações em Administração Pública (presencial e a distância) e em Ciências Econômicas, além da pós-graduação em Administração (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado). Aquela turma inicial de 50 estudantes se transformou hoje num centro com mais de 2 mil alunos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Grupo de 12 egressos da turma original participou de homenagem na Udesc Esag
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h