Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

09/06/2021-17h19

Professor da Udesc Esag publica livro sobre Escola Austríaca de Economia

O professor Marcello Zappellini, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acaba de publicar o livro Indivíduo, liberdade e mercado: introdução à Escola Austríaca de Economia (Editora Appris, 376 p). O livro traz um conteúdo bastante completo sobre as ideias e pensadores dessa escola, com um texto acessível mesmo a quem conhece pouco a área.

A Escola Austríaca é um grupo de economistas que valorizam muito o indivíduo como o responsável pela ação, como alguém que define o valor das coisas a partir de uma perspectiva subjetiva e age individual e coletivamente para melhorar sua situação. Eles prezam a liberdade e recomendam a interação pelo mercado na busca desse melhoramento.

O livro

A obra é resultado de projeto de ensino desenvolvido por Zappellini no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc em 2019 e 2020. O projeto ofereceu um curso sobre o tema a cerca de 50 estudantes de graduação, abordando os métodos científicos e os conceitos adotados pela Escola Austríaca.

O objetivo da publicação é divulgar as ideias da Escola Austríaca de Economia a partir de seus principais autores. A lista inclui desde os fundadores Menger, Wieser e Böhm-Bawerk até representantes contemporâneos como Israel Kirzner, Jesús Huerta de Soto e Roger Garrison, passando por von Mises e Hayek, pensadores talvez mais conhecidos.

Entre os conteúdos abordados no livro estão conceitos como ação, tempo, valor e preço, a troca e o mercado, o empreendedor, o ciclo econômico, a moeda e os juros, o capital e a produção, o liberalismo, o socialismo e o intervencionismo.

Para mais informações, entre em contato com o autor pelo e-mail marcello.zapelini@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h