Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

11/12/2019-18h44

Professora da Udesc Esag vence prêmio nacional do Ipea de excelência em pesquisa econômica

Thaís Niquito é professora da graduação em Ciências Econômicas e  pesquisadora do Grupo de Economia Aplicada (GEA) da Udesc Esag  - Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
A professora Thaís Waideman Niquito, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi uma das vencedoras do Prêmio de Excelência em Pesquisa, concedido nesta terça-feira, 10, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O prêmio foi entregue na abertura do 47º Encontro Nacional de Economia e do 41º Encontro Brasileiro de Econometria, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Esta é a segunda edição do prêmio nacional.

O prêmio reconheceu a qualidade do artigo “Impacto da criação de novas universidades federais sobre as economias locais”, escrito em coautoria com os pesquisadores Felipe Garcia Ribeiro e Marcelo Savino Portugal. O artigo foi publicado na revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), do Ipea.  Os três autores foram representados por Felipe Ribeiro, que recebeu o prêmio do presidente do Ipea, Carlos von Doellinger.

Além de professora do curso de graduação em Ciências Econômicas, Thaís Niquito é pesquisadora do Grupo de Economia Aplicada (GEA), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. “O prêmio indica que nosso curso de Economia tem um grande potencial de pesquisa”, diz a professora. “Vejo como reconhecimento nacional do trabalho que venho conduzindo na área de avaliação de políticas públicas no GEA”.

Prêmio

O prêmio tem como objetivo estimular a reflexão sobre temas que subsidiem políticas públicas orientadas para a promoção do desenvolvimento do Brasil de forma sustentável. A edição de 2019 premiou os melhores artigos publicados em 2018 nas duas revistas científicas do Ipea. Além da PPP, o instituto publica a revista Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE).

Na PPE, o artigo vencedor foi “Contribuição dos Efeitos de Firma e de Indivíduo para os Efeitos de Localização sobre os Salários e para a Variação Salarial do Trabalhador Formal do Brasil”, assinado por Diana Lúcia Gonzaga da Silva.

Os artigos vencedores são escolhidos por uma comissão julgadora formada por economistas, cientistas sociais e especialistas em gestão e administração que compõem o Corpo Editorial de cada revista. Os textos são avaliados com base na relevância da pesquisa para as políticas públicas ou planejamento da ação estatal, consistência metodológica e rigor técnico, originalidade no desenvolvimento do tema e contribuição para melhoria da gestão pública.

Saiba mais sobre o curso de graduação da Udesc Esag em Ciências Econômicas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Thaís Niquito é professora do curso de Ciências Econômicas e pesquisadora do Grupo de Economia Aplicada (GEA)
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h