Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

01/03/2019-17h05

Professores da Udesc Esag conhecem centro da Defesa Civil para estudar propostas de parcerias

Professores do Departamento de Admnistração Pública visitaram o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
Professores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina visitaram nesta quarta-feira, 27, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) do Estado, em Florianópolis.

A Secretaria de Estado da Defesa civil convidou os professores do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag para conhecer a estrutura. A Defesa Civil propõe uma aproximação maior com a Udesc – em especial a Esag – e oferece o Cigerd como um grande laboratório para ensino, pesquisa e extensão, à disposição da universidade.

De acordo com a chefe do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag, professora Ivoneti Ramos, o objetivo da visita foi permitir aos professores conhecer o que a Defesa Civil coloca à disposição, para que eles possam pensar em propostas pedagógicas, de pesquisa e de extensão que aproveitem a estrutura do Cigerd.

Já há uma aproximação entre a Defesa Civil e a Udesc – na área de Geografia – e a universidade conta inclusive com espaços à disposição dentro do Cigerd. No momento, há interesse da Secretaria em aproveitar o conhecimento gerado pela Udesc Esag em gestão e planejamento."São áreas em que, sem dúvidas, temos muita sinergia com o Cigerd", afirma o diretor-geral da Udesc Esag, professor Éverton Cancellier.

Cigerd

O grupo de professores da Udesc Esag foi recebido pelo secretário de estado da Defesa Civil, coronel João Batista Cordeiro Junior, pelo diretor de reabilitação e reconstrução, coronel Alexandre Corrêa, e pelo coronel César Assumpção Nunes, todos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina que atuam na Defesa Civil.

O Cigerd, instalado em um complexo no bairro Capoeiras, na região continental de Florianópolis, concentra recursos humanos e tecnológicos para monitoramento de risco e resposta a desastres naturais em Santa Catarina. A partir do monitoramento, com auxílio de satélites e dos três radares meteorológicos que cobrem o Estado, também dispara alertas em caso de risco iminente a autoridades e à população, por mensagens de texto.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Visita de professores da Udesc Esag ao Cigerd
  • Visita de professores da Udesc Esag ao Cigerd
  • Visita de professores da Udesc Esag ao Cigerd
  • Visita de professores da Udesc Esag ao Cigerd
  • Visita de professores da Udesc Esag ao Cigerd
  • Visita de professores da Udesc Esag ao Cigerd
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h