Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

24/09/2025-14h12

Professores da Udesc Esag participam de Conferência Planeta.Doc

Evento segue em diferentes espaços

Professora Janice Bogo, da Udesc Esag, compartilhou reflexões sobre a economia regenerativa na Conferência Planeta.Doc. Foto: divulgação
A programação da Conferência Planeta.Doc abriu nesta terça, 23, em diversos locais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em paralelo à décima edição do Festival Planeta.Doc, um evento audiovisual dedicado à promoção do cinema documental com foco em temáticas socioambientais, científicas e culturais. A conferência se consolida como um espaço de debate e reflexão que reúne especialistas, cineastas, pesquisadores e educadores para discutir os desafios contemporâneos enfrentados pela humanidade. Professores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participam do encontro como palestrantes até quinta-feira, 25. Entre os conferencistas, estão Janice Bogo, Carolina Andion, Paula Chies Schommer, Graziela Dias Alperstedt e Valério Turnes.

A professora Janice Bogo, da Udesc Esag, compartilhou na noite desta terça reflexões sobre os caminhos emergentes da economia e da gestão pública a partir do tema “Negócios de Impacto e Economia Regenerativa” no auditório da Udesc Faed, no Centro de Ciências Humanas e da Educação. Ela fala da mudança de paradigma com a ascensão das organizações focadas na chamada economia regenerativa.

“São organizações que vão ter no seu desempenho, muito além dos números financeiros, de quantidade de clientes atendidos, de bens produzidos, de serviços prestados, ou de resultados, de dividendos distribuídos determinado período, mas também o que essa organização faz em questão de gestão ambiental?” aponta Janice. E ela mesma explica a ideia: “Ou seja: De onde vem a matéria-prima utilizada? Como ela foi processada? Quem trabalhou na produção dos insumos? Quem são os fornecedores? Quem são os terceirizados? Quem fez o transporte? Quais as condições de trabalho dessas pessoas?”, questiona.

A professora destaca que os negócios de impacto são iniciativas econômicas que não apenas geram lucro, mas também atuam diretamente na solução de problemas sociais e ambientais. Ela reforça que, diferentemente da lógica tradicional de mercado, essas organizações têm compromisso explícito com a transformação positiva, medindo seus resultados não só em termos financeiros, mas também sociais e ambientais.

Conceito de economia regenerativa

Em conexão com esse conceito, Janice apresentou a economia regenerativa como um passo além da sustentabilidade: trata-se de um modelo que não busca apenas minimizar os danos ao meio ambiente, mas restaurar ecossistemas, regenerar territórios e fortalecer comunidades locais. Segundo ela, esse modelo rompe com a lógica extrativista e linear, propondo uma nova relação com os recursos naturais, baseada na interdependência, circularidade e colaboração.

"A sustentabilidade empresarial coloca no mesmo nível de importância de desempenho as questões financeiras ou econômicas e as questões sociais e ambientais", resume a professora.

A palestra também buscou ressaltar a importância de a administração pública incorporar essas abordagens inovadoras em suas práticas e políticas. Para Janice, os gestores públicos do futuro precisam ser agentes de articulação entre os diferentes setores, promovendo políticas que incentivem negócios de impacto, ampliem a participação cidadã e fortaleçam o desenvolvimento territorial sustentável.

A Conferência Planeta.Doc encerra nesta quinta, 25. Mas o festival continua.

Festival Planeta.Doc segue até dezembro

O evento acontece de 25 de setembro a 25 de dezembro, oferecendo uma programação com foco em provocar reflexões urgentes sobre os desafios ambientais e sociais que impactam o futuro do planeta. A iniciativa reúne produções audiovisuais, atividades formativas e experiências educativas.

Mais do que um simples festival de cinema, o Planeta.doc se firma como um espaço de convergência entre arte, conhecimento e transformação. O evento promove o diálogo entre cineastas, educadores, ativistas e o público em geral, por meio de uma programação que inclui filmes nacionais e internacionais, debates, oficinas e ações pedagógicas. Com atenção especial a estudantes e professores, o festival reforça o papel do audiovisual como ferramenta de educação e desenvolvimento de uma consciência crítica.

Projeto Planeta.doc
A proposta foi selecionada pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, executada com recursos do governo federal e Lei Paulo Gustavo de emergência cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço V Planeta.Doc Conferência
Onde: UFSC e Udesc – Florianópolis (SC)
Quando: 22 a 25 de setembro de 2025
Inscrições gratuitas:  Sympla Mais informações:  https://planetadoc.com/conferencia-2025/ 

Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h