Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

30/04/2020-15h05

Professores da Udesc podem fazer cursos online gratuitos de formação docente

Cursos de curta duração estão disponíveis - Arte: Div.
Docentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem fazer cursos gratuitos online, de curta duração, por meio do Projeto Ideias para uma Educação Online. Acesse o site do projeto.

A iniciativa quer formar professores em todo o País para atuarem em processos que envolvam tecnologias digitais de informação e comunicação, em atividades não presenciais ou em cursos na modalidade a distância.

Feito em parceria pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e pela Câmara de EAD da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), o projeto foi lançado nesta quinta-feira, 30.

Os cursos estão no portal Livre Conhecimento (Licon), vinculado à Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). A UVPR reúne núcleos de EAD das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná.

Formação continuada

As capacitações foram planejadas para ofertar formação continuada a docentes e demais interessados de maneira objetiva e simplificada. A certificação varia conforme a carga-horária, a partir de 30h.

Segundo os organizadores, o projeto busca incentivar o uso de metodologias, recursos, ferramentas e plataformas que possam favorecer abordagens e práticas em cursos presenciais e na modalidade EAD.

Os cursos têm uma proposta colaborativa, de forma a tornar os participantes ativos, divulgadores das suas próprias práticas e construtores de trilhas de aprendizagem.

Abordagem autoinstrucional

Por ser um projeto de formação continuada, as atividades são criadas em conjunto e podem ser alteradas ou ampliadas durante o processo. As atividades seguem a perspectiva da aprendizagem em microlearning, com uma abordagem autoinstrucional, sem tutoria, que pode ser adaptada à disponibilidade de tempo do aluno.

Segundo a coordenadora da UVPR e da UAB/Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, o projeto foi impulsionado pela pandemia do novo coronavírus, que levou instituições de ensino a suspenderem atividades presenciais e buscar alternativas para interagir com acadêmicos.

"Os cursos são tanto para EAD quanto para melhorar práticas na educação presencial. Apresentaremos ferramentas, metodologias e possibilidades que vão dar novas ideias aos nossos professores, o que é algo muito importante em qualquer tempo e ainda mais agora", afirma a docente.

Inicialmente, estão sendo oferecidos nove cursos, em três categorias (veja lista abaixo): "Plataformas virtuais", "Metodologias ativas" e "Ferramentas e recursos". Novos cursos serão adicionados nas próximas semanas.

Plataformas virtuais

  • Moodle Básico
  • Google Classroom

Metodologias ativas

  • Aprendizagem Ativa

Ferramentas e recursos

  • Prezi
  • Webquest UEM
  • Loom
  • Padlet
  • Gravação de vídeos
  • Canva: ferramenta colaborativa

Abruem

A Udesc é uma das instituições integrantes da Abruem, que reúne universidades estaduais e municipais de diversas regiões brasileiras.

A Câmara EAD da Abruem é presidida pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e tem, como secretária, a professora Carmen Maria Cipriani Pandini, que é a coordenadora-geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Centro de Educação a Distância (Cead).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Nove cursos de curta duração já estão disponíveis
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h