Programa debate sobre teorias da conspiração, com transmissão
no YouTube. Arte: Divulgação
O programa de extensão Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove nesta quarta-feira, 14 de maio, o debate on-line "Teorias da Conspiração em Rede". O evento será transmitido gratuitamente no YouTube, às 19h. Acesse
aqui o link para a transmissão.
O pesquisador Ergon Cugler, da Universitat de Barcelona, na Espanha, é o convidado para conduzir o debate. Cugler atua na área da Ciência de Dados e conta com mais de 500 produções abordando desinformação e políticas públicas, dentre artigos científicos, ensaios e palestras no Brasil e no exterior. A mediação será realizada pelo professor José Claudio Matos, do departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).
Segundo a organização, o evento busca discutir o atual cenário das teorias da conspiração que circulam no contexto brasileiro e sul-americano, como terraplanismo, reptilianos e Nova Ordem Mundial. Também será debatido o que essas teorias têm em comum e como elas se articulam em comunidades nas redes sociais.
Sobre o Cidad
O Cidad é uma iniciativa interinstitucional, criada inicialmente como uma comissão da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2020 tornou-se programa de extensão e em 2021 foi instituído também como um programa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente também integra membros da Udesc, UFSC, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A iniciativa promove ações e estudos relacionados aos fundamentos éticos e epistemológicos para a produção, disseminação e acesso à informação confiável, incluindo formas de verificação de fontes de informação, estratégias de combate à desinformação, práticas éticas de compartilhamento e criação da informação, e análises sobre o desenvolvimento do ambiente informacional digital.
Mais informações sobre o Cidad podem ser obtidas pelo Instagram
@confiabilidadeinformacional.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934