Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

11/12/2018-18h41

Programa de empreendedorismo da Udesc para crianças multiplica oficinas Brasil afora

Oficina do Esag Kids em parceria com a UFF em Niterói (RJ) Foto: Divulgação/Esag Kids/Udesc Esag
Um programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem multiplicando Brasil afora oficinas de empreendedorismo e inovação voltadas para crianças. O programa Esag Kids, vinculado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, levou a metodologia na última sexta-feira, 7, a Niterói (RJ), onde a oficina foi aplicada com crianças no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O objetivo do Esag Kids é estimular as crianças a a desenvolver competências relacionadas a administração financeira, com foco em orçamento pessoal, e também em empreendedorismo e inovação, além de responsabilidade social e ambiental.

Além de trazer turmas de escolas à Udesc Esag para as oficinas, o programa também capacita multiplicadores que levam a metodologia para fora da universidade. Desse modo, o programa ofereceu a oficina a 5 mil crianças ao longo de 2018. Desde 2017, foram 7 mil alunos de escolas públicas e privadas atendidos pelo Esag Kids.

Parcerias

Instituições de ensino superior parceiras tem ajudado a multiplicar o programa. Entre elas, além da UFF, estão o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). As universidade federais do Pará (Ufpa) e do Piauí (Ufpi) devem ser as próximas a receber as oficinas.

O programa também vem sendo levado a escolas. Com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, o Esag Kids também promoveu oficinas com cerca de 2 mil crianças atendidas pelas ações do Núcleo Extensionista Rondon em 2018. Nesta terça-feira, 11, o programa foi levado à creche municipal da Barra da Lagoa, em Florianópolis, para crianças de 5 e 6 anos.

Multiplicadores

Os interessados em replicar a oficina são capacitados gratuitamente pelo programa e recebem um kit, que inclui o Manual do Empreendedor Mirim.  Os responsáveis pela ação precisam apenas se comprometer a enviar fotos e um breve relatório das atividades realizadas. Para se tornar um multiplicador, entre em contato pelo e-mail esagkids@gmail.com

Para 2019 o plano é a criação de um novo material paradidático, ilustrado, que irá contar a história em linguagem infantil, em uma obra intitulada Uma Aventura Empreendedora.

Saiba mais sobre o Esag Kids no site www.esagkids.com.br e em www.facebook.com/esagkids.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Oficina do Esag Kids em parceria com a UFF em Niterói (RJ)
  • Oficina do Esag Kids em parceria com a UFF em Niterói (RJ)
  • Oficina do Esag Kids em parceria com a UFF em Niterói (RJ)
  • Oficina do Esag Kids em parceria com a UFF em Niterói (RJ)
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h