Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

09/10/2019-18h41

Programa Esag Kids, da Udesc, concorre a Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Oficina reuniu 40 crianças de 5 a 13 anos atendidas pela Aebas -  Foto: Thiago Andrade/Esag Kids/Udesc Esag
A primeira pergunta que o professor Eduardo Jara fez a um grupo de cerca de 40 crianças na manhã desta terça-feira, 9, na Universidade do Estado de Santa Catairna (Udesc), em Florianópolis, durante uma oficina sobre educação fiscal e empreendedorismo, foi sobre o propósito do encontro. Rapidamente, a resposta surgiu: a gente veio aprender!

Esta é a 7ª oficina do projeto Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim, ligado ao programa de extensão Esag Kids, coordenado por Jara.  As crianças, de 5 a 13 anos, foram trazidas ao auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc pela Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas), uma das parceiras do projeto.

A iniciativa concorre ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019, promovido pela Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Dois fiscais da comissão julgadora do prêmio estavam presentes, fazendo avaliação da dinâmica de aprendizado e do engajamento das crianças. O prêmio reconhece iniciativas de impacto social que transformam a realidade brasileira em relação ao pagamento de tributos.

Oficina

O professor Jara explicou às crianças a importância do pagamento de impostos e do retorno desse investimento à sociedade, contando histórias da coleção de livros infanto-juvenis Aventuras Empreendedoras –  escrita por ele e ilustrada por Rodrigo Scheffer. Como exemplo de investimento público, o professor levou a turma para um tour pelos corredores e salas de aula da universidade.

A criatividade do grupo foi testada quando as crianças idealizaram projetos que julgaram importantes para a sociedade. Ao final, um dos educadores sociais da Aebas, André Luis Faria – o responsável pelo contato da associação com o Esag Kids – recebeu das mãos do professor Jara uma doação de R$ 200 – doado por outro parceiro, o Banco do Empreendedor –, com o desafio de destiná-la a um projeto real que será apresentado a outros integrantes do Esag Kids no final do ano de 2019.

Feirinha

As oficinas anteriores abordaram temas como empreendedorismo, planejamento e liderança. A próxima será realizada em novembro, na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), com o tema inovação e economia criativa. No fim do ano, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão exibidos num evento, a Ferinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim. Veja aqui o cronograma completo.

O projeto tem a parceria da Prefeitura de São José, com metade da turma piloto formada por alunos da rede municipal. A outra metade é de crianças atendidas pelo Instituto Guga Kuerten (IGK), Instituto Pe. Vilson Groh e Lar Recanto do Carinho, todos de Florianópolis.

Também participam do projeto (com o apoio de professores capacitados pelo programa Esag Kids) alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba (PI), e de uma escola estadual em Erechim (RS) – em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Também há turmas com crianças atendidas pelos Projeto Surfando para o Futuro, de Itacaré (BA), além Aebas, de Florianópolis.

Mais informações

Mais informações sobre o projeto e as oficinas podem ser obtidas com o coordenador do programa de extensão Esag Kids, professor Eduardo Jara, pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Oficina reuniu nesta terça 40 crianças atendidas pela Aebas
  • Oficina do Esag Kids
  • Oficina do Esag Kids
  • Oficina do Esag Kids
  • Oficina do Esag Kids
  • Oficina do Esag Kids
  • Oficina do Esag Kids
  • Oficina do Esag Kids
  • Oficina do Esag Kids
  • Oficina do Esag Kids
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h