Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

25/10/2018-17h14

Projeto de intercâmbio traz professor de universidade sueca para disciplina de Administração da Udesc

Hamid Jafari coordena o curso de Gestão de Cadeias de Suprimentos Sustentáveis na Universidade de Jönköping, na Suécia Fotos: Carlito Costa/Ascom Udesc Esag

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) uma de suas unidades que mais aposta na internacionalização dos cursos de graduação. Neste semestre, uma parceria entre a Udesc Esag e a Universidade de Jönköping (JU, na sigla em inglês), da Suécia, levou essa política a um passo além, com intercâmbio de professores, além de alunos.

Além de participar de programas de intercâmbio, estudantes de Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas na Udesc Esag já podiam ter aulas em inglês de disciplinas do currículo no próprio centro, ao lado de colegas estrangeiros. Desde o início de outubro, uma dessas disciplinas, a cargo do professor Jovane Medina Azevedo, tem uma novidade: a participação do professor Hamid Jafari, vindo especialmente da Suécia.

Hamid Jafari é coordenador do curso de graduação em Gestão de Cadeias de Suprimentos Sustentáveis em Jönköping. Na Udesc Esag, ele colabora com o professor Medina na disciplina Scenarios in Business Logistics (cases em estratégias de distribuição e gestão de varejo), oferecida em inglês a estudantes dos cursos do centro e intercambistas. Jafari participará da disciplina durante os meses de outubro e novembro. Medina também lecionará na Suécia.

Estratégia internacional

O professor Jafari explica que a JU, onde trabalha, tem uma estratégia forte de internacionalização, inclusive com países fora da Europa. “Em nossa universidade, é muito bem visto que tenhamos estudantes do mundo inteiro. Nós temos programas de intercâmbio voltados aos alunos e também aos professores. Assim temos professores, pesquisadores e alunos de todo o mundo indo para Jönköping e saindo da universidade para outros países. É nossa estratégia ser internacional”.

Em sua primeira experiência lecionando no exterior, o professor sueco tem encarado as aulas aos estudantes da Udesc Esag também como um aprendizado. “Posso ver como a logística é ensinada em outro país. Os conceitos são os mesmos, mas o contexto deve ser diferente. Assim, os exemplos que o colega dará aos estudantes são exemplos brasileiros, mas os exemplos que eu darei são europeus ou suecos. Então acho que é uma ótima troca. É algo que eu não posso ter estando na Suécia”.

A estratégia da JU está associada não só a qualidade do ensino em si, mas também à empregabilidade dos alunos formados. “Há pesquisas feitas na Europa e Suécia mostrando que nossos alunos que passaram ao menos um ano no exterior em programas de intercâmbio têm chances de obter um salário maior ao começar a trabalhar. Enquanto empregador, eu preferiria alguém que esteve na Suécia e no Brasil a alguém que esteve apenas no Brasil ou na Suécia”, explica o professor Hamid Jafari. 
 

Oportunidades aos alunos

A viagem de Jafari ao Brasil faz parte de um projeto apresentado por ele e pelo professor Medina à JU, que inclui também o intercâmbio de alunos. O projeto foi selecionado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida, na sigla em inglês), por meio do programa Linnaeus-Palmer.

O programa sueco bancará a viagem e estadia por um mês e meio de cada um dos professores para lecionar na universidade parceira, além quatro bolsas de intercâmbio. Duas dessas bolsas permitirão que estudantes da Udesc Esag façam um semestre de seu curso na JU, na Suécia. As outras duas bolsas serão destinadas a estudantes suecos para intercâmbio na Udesc.

Jafari destaca os diferenciais da JU no acolhimento aos alunos brasileiros e de demais países. “Tudo é financiado pelo Instituto Linnaeus-Palmer, o que é muito bom para os estudantes. Quando eles vão a Jönköping, nós já temos esse sistema estabelecido, que imediatamente ajuda os estudantes numa série de coisas, como encontrar hospedagem, abrir contas em bancos. Não é comum você encontrar essa ajuda quando vai a outros países”.

Conheça as oportunidades de intercâmbio na Udesc Esag:
udesc.br/esag/intercambio

Saiba mais sobre as disciplinas em inglês:
udesc.br/esag/deg/disciplinasingles


Mais informações sobre intercâmbio podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8219.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Hamid Jafari é coordenador do curso de graduação em Gestão de Cadeias de Suprimentos Sustentáveis na Universidade de Jönköping, Suécia
  • Hamid Jafari, da Universidade de Jönköping (Suécia) e Jovane Medina de Azevedo, da Udesc Esag
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h