Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

09/03/2020-11h22

Projetos de lei elaborados por alunos da Udesc Esag começam a tramitar na Câmara Municipal

Alunos da edição 2019 do programa Acadêmicos no Legislativo, em  sessão na Câmara Municipal, com o vereador Gabrielzinho - Foto:  Divulgação
Dois projetos de lei elaborados por estudantes de graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram sua tramitação iniciada na última quinta-feira, 5. Os projetos, um deles voltado ao amparo a mulheres vítimas de violência e outro à sustentabilidade dos prédios públicos, são resultado do programa Acadêmicos no Legislativo, que encerrou a edição de 2019 em sessão especial no Plenário da Câmara.

Esta é a segunda edição do programa, uma iniciativa do gabinete do vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, em parceria com o Centro Acadêmico Cinco de Julho (Cacij), representação estudantil do curso de Administração Pública da Udesc Esag.O centro acadêmico colabora na seleção dos alunos para o programa.  

Durante a sessão especial, os estudantes assinaram simbolicamente, em conjunto com o vereador, os dois projetos, que foram entregues em mãos ao presidente da Câmara, Fábio Braga, dando início assim à tramitação para se tornarem leis municipais.

O grupo de seis estudantes é formado por cinco alunos do curso de Administração Pública da Udesc Esag e uma aluna do curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Eles se dividiram em dois grupos, cada um dedicado a um dos projetos.

Isabela Troyo e Samanta Machado (Udesc Esag) e Vitória Kovaltchuk (Unisul) trabalharam no Plano de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência. Felipe Peres, Felipe Barros e Mateus de Souza (Udesc Esag) dedicaram-se ao projeto sobre Dispositivos de Sustentabilidade em Prédios Públicos.

Teoria e Prática

Para a estudante de Administração Pública Isabela Troyo, o programa impacta não só a cidade, com leis para melhorar a vida das pessoas, mas a vida dos próprios alunos. “Nós gostamos muito de ver na prática o que aprendemos em sala de aula e todo o trabalho feito aqui nos ajuda muito a sair as universidade mais preparados”, discursou Isabela.

Felipe Peres, que teve a ideia e ajudou a elaborar o projeto sobre prédios públicos sustentáveis, considerou “fenomenal” a participação no programa. “Foi elucidador estar aqui, transformar a teoria em prática e ver as pessoas que trabalham aqui e fazem nossa democracia estar viva”, acrescentou.

“Esta é uma iniciativa que colabora muito com todo o esforço que fazemos na universidade na formação de nossos alunos”, disse o diretor-geral da Udesc Esag, professor Éverton Cancellier. “Ajuda a complementar fortemente conhecimentos e competências que nós procuramos passar aos nossos estudantes e, de nossa parte, continuará tendo todo o apoio”.

O chefe do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag (que coordena o curso de graduação), professor Arnaldo Lima, reforçou a contribuição para a formação dos alunos, ao coloca-los em contato direto com o processo legislativo. “Uma iniciativa que contribui com a formação profissional e cidadã”.  

Resultados

O vereador Gabrielzinho ressaltou os resultados obtidos já na primeira edição do Acadêmicos no Legislativo, em 2018. Isabela Balza e Thiago Duarte, alunos de Administração Pública da Udesc Esag, trabalharam na elaboração do projeto que deu origem à Lei de Dados Abertos (Lei Municipal 10.584/2019), que complementa, em nível municipal a Lei de Acesso a Infomação (LAI) federal.

Ainda durante a sessão especial, o vereador lançou a terceira edição do programa Acadêmicos no Legislativo, que selecionará uma nova leva de alunos para estagiar na Câmara e produzir mais propostas que podem se tornar lei. 

Mais informações podem ser obtidas com o Departamento de Administração Pública, pelo e-mal ap.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8212.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Grupo de alunos do programa Acadêmicos no Legislativo, com o vereador Gabrielzinho
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h