Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

14/12/2022-13h50

Rebeliões de presos em SC são tema de tese de doutorado em Administração na Udesc Esag

Pesquisador estudou rebeliões de presos membros de facções
Leandro Leite defenderá nesta quinta-feira, 15, às 14h, sua tese “Comunicação e ajustamentos secundários: o contexto de rebeliões em Santa Catarina e as relações de poder na prisão”, no Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pela professora Simone Ghisi Feuerschütte.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa da tese será realizada na Sala 08 da Udesc Esag.

Relações de poder

O objetivo do estudo foi compreender o processo e as expressões da comunicação de presos membros de facções com ajustamentos secundários (que buscam burlar as normas internas de controle das prisões) em rebeliões e os efeitos sobre as relações de poder nesse contexto.

A pesquisa conclui que, no contexto estudado, há elementos que evidenciam a rebelião como movimento de subversão à ordem enquanto um fenômeno que “comunica” os ajustamentos secundários dos presos no seu extremo, protagonizados por facções criminosas, nas relações de poder na prisão.

Mais informações sobre a defesa podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisador estudou rebeliões de presos membros de facções
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h