Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

19/05/2020-15h18

Rede Solidária Estudantil presta auxílio a estudantes do Campus I da Udesc

Estudantes em vulnerabilidade são auxiliados durante a pandemia da Covid-19

Imagem de divulgação da Rede Solidária nas redes sociais. Ilustração: Diretório Acadêmico de Administração e Gerência (ESAG/UDESC).
A Rede Solidária Estudantil surgiu da articulação entre 11 entidades estudantis do Campus I da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc): Centro Acadêmico Augusto Boal (CAAB), Centro Acadêmico Cinco de Julho (CACIJ), Centro Acadêmico de Moda (CAMO), Centro Acadêmico de Administração Empresarial (CAEMP), Centro Acadêmico de Artes Visuais (CAAV), Centro Acadêmico de Design da Udesc (CADU), Centro Acadêmico de Economia (CAdE), Centro Acadêmico Livre de História (CALHI), Diretório Acadêmico de Administração e Gerência (DAAG), Diretório Acadêmico Educação e Ciências da Saúde (DAECS), Movimento Estudantil de Música (MEMU). O objetivo principal desse projeto é o mapeamento e atendimento de estudantes do Campus I, que estão em situação de vulnerabilidade durante a pandemia da Covid-19.

Esse mapeamento ocorre a partir de um formulário online. No processo de inscrição, o aluno explica quais são suas necessidades e é contatado logo após pelos voluntários. No contato, são confirmadas as demandas e o dia em que a entrega será feita. Após essa etapa, os estudantes são introduzidos na Rede Solidária do Córrego Grande, que junto à as entidades estudantis, realizam o atendimento, distribuindo cestas básicas, itens de higiene pessoal e limpeza, máscaras de proteção e outros produtos conforme a necessidade apresentada. As redes, em conjunto, reúnem dados das ações que vêm sendo feitas, como quantas famílias estão sendo impactadas, quantos quilos de alimentos estão sendo doados, etc.

Isabella Fero, uma das organizadoras desta Rede, ressalta “Até o momento conseguimos atender todas as demandas recebidas, no entanto ainda estamos inseguros quanto a viabilidade do mapeamento dos estudantes, sempre nos questionando se todos eles estão tendo acesso ao formulário e se estão sabendo da ação para poder solicitar o atendimento.”

Os organizadores do projeto dizem que o retorno está sendo favorável, mas ainda há um problema no número de divulgações que não é alto, o que dificulta o alcance à muitos alunos que estão precisando deste auxílio. Além disso, o número de doações está diminuindo com o tempo, prejudicando o trabalho das redes. As formas de auxiliar essa iniciativa são por meio de doações, acessando diretamente a Vakinha Online da Rede Solidária do Córrego Grande, divulgando em grupos e mídias sociais ou compartilhando com alguém que você conhece, que esteja em situação de vulnerabilidade e precisa de ajuda. Ou até mesmo, se voluntariando, para coletar as doações, entrega de mantimentos, máscaras, entre outras funções. Para participar é só entrar em contato com a Rede Solidária por meio das mídias sociais dos Centros Acadêmicos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h