Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

19/09/2022-13h36

Saúde Mental Importa: terça tem livros, meditação, bate-papo e dança na Udesc Esag

A programação da campanha Saúde Mental Importa continua nesta terça-feira, 20, no “Aquário” – espaço envidraçado próximo à cantina do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A campanha tem atividades voltadas à conscientização sobre cuidados com a saúde mental ao longo de todo o mês de setembro. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica.

As atividades vão até 30 de setembro. Em alguns casos, as vagas são limitadas e é preciso fazer previamente a inscrição no site. Os participantes terão direito a certificados. Em outras atividades, basta comparecer ao Aquário e aproveitar.

Saiba mais em udesc.br/esag/saudementalimporta.

O dia cheio de atividades nesta terça-feira, 20. A programação começa às 9h, com uma oficina de confecção de mandalas (inscrições aqui). Em paralelo, a partir das 10h, tem mais uma edição da BU Itinerante, com consulta e empréstimos de obras sobre saúde mental e lançamento de dois novos livros do programa Esag Kids.

À tarde, haverá mais uma sessão da BU Itinerante e livros do Esag Kids (das 15h às 17h), uma roda de conversa voltada aos alunos dos cursos de pós-graduação (das 16h às 17h40) e a roda de dança meditativa (das 17h50 às 18h50, inscrições aqui).

As atividades continuam à noite, com uma terceira sessão da BU Itinerante e livros do Esag Kids (das 19h45 às 21h) e meditação guiada com uso de sinos de quartzo (das 20h30 às 21h30, inscrições aqui).

Mandalas

A confecção de mandalas trabalha os sentidos físico, emocional e energético, promovendo o bem-estar e o relaxamento e prevenindo o estresse. Pelo seu formato circular, a mandala facilita a concentração e a direção de um foco, permitindo nos desligar de outros pensamentos. O material será oferecido aos participantes pela organização.

A oficina será ministrada por Priscila Schmidt , da Mandalas Amor e Luz, das 9h às 11h30. Inscreva-se aqui.

BU Itinerante + Esag Kids

A Biblioteca Universitária atenderá novamente no Aquário da Udesc Esag, oferecendo livros sobre saúde mental para consultas e empréstimos, em três horários: das 10h às 11h, das 15h às 17h e das 19h45 às 21h.

Nesta terça, nesses três horários, o programa Esag Kids também fará o lançamento dos livros "Aventuras de uma Pipa no arco-íris da saúde" e "Aventuras de uma Pipa prevenindo queimaduras", com sessão de autógrafo dos autores Eduardo Jara, Felipe Gontijo, Valdirene Ávila. Juliano Tibola e Maria Elena Echevarria Guanilo .

Pós-graduação

Nem sempre a vida do pós-graduando é tão boa quanto parece. Estresse e ansiedade podem tornar esse período tão conturbado a ponto de prejudicar a saúde mental. Esses e outros temas que serão abordados na roda de conversa voltada aos estudantes da pós-graduação da Udesc Esag, às 16h.

O bate-papo será conduzido pelos professores Maurício Serafim e Aline Santos, com mediação do professor Davi Baasch.

Dança meditativa

A Atividade busca, por meio de danças coletivas, promover a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. Proporciona o autoconhecimento, facilita o alcance do equilíbrio integral do ser, amplia a percepção, a concentração e a atenção, auxilia no combate ao estresse e à depressão.

A oficina será conduzida por Magna Machado, Ignacio Bassi e Giselle Ventura , do Movimento Jeroky. Inscreva-se aqui.

Meditação guiada

A atividade faz um trabalho meditativo e terapêutico por meio dos efeitos sonoros e elétricos (piezoeletricidade), com uso de sinos feitos de cristal de quartzo. Os participantes são estimulados a desenvolverem práticas que vão ampliar a espontaneidade, estimulando a capacidade de viver e responder ao momento, visualizando padrões, relações e maiores conexões.

A sessão de meditação será conduzida pelo instrutor Cláudio Senna, a partir das 20h30. Inscreva-se aqui.

Mais eventos

A programação do Saúde Mental Importa inclui mais de 20 atividades, nos três turnos, entre palestras, rodas de conversa, oficinas voltadas ao autocuidado (ioga, alongamento, meditação, artesanato, jardinagem, dança e até prática de arco e flecha) e ações interativas, como espaços “instagramáveis” abertos ao público no Aquário. Um piquenique de encerramento também está previsto.

Também há uma campanha ao longo do mês em canais de mídia da Udesc Esag, elaborada por uma equipe de estudantes do curso de Administração Pública. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Marketing em Serviços Públicos, ministrada pela professora Aline Santos. A equipe é formada pelos alunos Gabriel Veras, Larissa Silva, Rafaela Belluomini, Sthefani Spindola e Vitória Bilhalva.

A partir da entrega do trabalho e da repercussão entre os demais alunos, o tema foi levado à Direção do Centro, que incorporou a campanha e a ampliou. A Direção de Extensão buscou parceiros e viabilizou um mês inteiro de eventos. Mais de 30 instituições, entre órgãos públicos, empresas, organizações da sociedade civil e profissionais voluntários, além de outros órgãos da própria universidade, estão entre esses apoiadores.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Extensão, pelo e-mail dex.esag@udesc.br.

Serviço 1
O QUÊ: Oficina de Confecção de Mandalas.
QUEM: Priscila Schmidt, da Mandalas Amor e Luz .
QUANDO: terça-feira, 20 de setembro, das 9h às 11h30.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
INSCRIÇÕES: aqui
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 2
O QUÊ: BU Itinerante + lançamento de livros.
QUEM: Biblioteca Universitária e Esag Kids .
QUANDO: terça-feira, 20 de setembro,
das 10h às 11h, das 15h às 17h e das 19h45 às 21h.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 3
O QUÊ: Roda de Conversa sobre Pós-graduação.
QUEM: Professores Maurício Serafim, Aline Santos e Davi Baasch .
QUANDO: terça-feira, 20 de setembro, às 16h.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 4
O QUÊ: Roda de Dança Meditativa.
QUEM: Magna Machado, Ignacio Bassi e Giselle Ventura ,
do Movimento Jeroky .
QUANDO: terça-feira, 20 de setembro, das 17h50 às 18h50.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
INSCRIÇÕES: aqui
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 5
O QUÊ: Meditação Guiada com Sinos de Cristal de Quartzo .
QUEM: Cláudio Senna .
QUANDO: terça-feira, 20 de setembro, às 20h30.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
INSCRIÇÕES: aqui.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h