Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

01/09/2022-18h08

Saúde Mental Importa: Udesc Esag abre mês de eventos sobre o tema nesta terça

Um trabalho para uma disciplina de graduação em Administração Pública e a sensibilização dos alunos da turma em relação ao tema gerou um grande movimento com o mote Saúde Mental Importa, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – mais especificamente, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

O “Aquário”, como é conhecido o espaço envidraçado próximo à cantina da Udesc Esag, receberá uma série de ações ao longo do mês de setembro voltadas à conscientização sobre os cuidados com a saúde mental – assunto que ganhou ainda mais importância no período de isolamento social na pandemia. A abertura é nesta terça-feira, 6.

Saiba mais em udesc.br/esag/saudementalimporta.

Programação

A programação desta terça começa às 10h, com a psicóloga Raquel Favretto. A palestra “Para conectar, desconecte-se” (que será repetida às 14h), propõe um espaço de fala sobre saúde mental de forma leve e dinâmica, valendo-se de conhecimentos da psicologia positiva, ciência do bem-estar e neuropsicologia.

Em paralelo, das 10h às 11h (igualmente com repetição à tarde, das 15h às 17h), a Biblioteca Universitária levará ao Aquário da Udesc Esag o projeto BU Itinerante. Livros sobre saúde mental estarão disponíveis para empréstimo a alunos e servidores da universidade. Também serão expostos o Varal de Poesias e o Potinho Minutos de Sabedoria.

Mais eventos

Além da abertura nesta terça-feira, a programação do Saúde Mental Importa terá um mês cheio de eventos. Ao todo serão mais de 20 atividades, nos três turnos, entre palestras, rodas de conversa, oficinas voltadas ao autocuidado (ioga, alongamento, meditação, artesanato, jardinagem, dança e até prática de arco e flecha) e ações interativas, como espaços “instagramáveis” abertos ao público no Aquário. Um piquenique de encerramento também está previsto.

Algumas atividades, como as oficinas, terão vagas limitadas. Para garantir sua vaga, é preciso fazer previamente a inscrição no site, a partir desta segunda-feira, 5. Os participantes terão direito a certificados. 

Da sala de aula para fora

Haverá ainda uma campanha ao longo do mês em todos os canais de mídia da Udesc Esag, elaborada por uma equipe de estudantes do curso de Administração Pública. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Marketing em Serviços Públicos, ministrada pela professora Aline Santos. A equipe é formada pelos alunos Gabriel Veras, Larissa Silva, Rafaela Belluomini, Sthefani Spindola e Vitória Bilhalva.

A partir da entrega do trabalho e da repercussão entre os demais alunos, o tema foi levado à Direção do Centro, que incorporou a campanha e a ampliou. A Direção de Extensão buscou parceiros e viabilizou um mês inteiro de eventos. Mais de 30 instituições, entre órgãos públicos, empresas, organizações da sociedade civil e profissionais voluntários, além de outros órgãos da própria universidade, estão entre esses apoiadores.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Extensão, pelo e-mail dex.esag@udesc.br.

Serviço 1
O QUÊ: Palestra de abertura “Para conectar, desconecte-se”
QUEM: Raquel Favretto, psicóloga.
QUANDO: terça-feira, 6 de setembro, às 10h e às 14h.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 2
O QUÊ: BU Itinerante
QUANDO: terça-feira, 6 de setembro,
das 10h às 11h e das 15h às 17h.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h