Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

10/09/2019-16h57

Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais do Estado busca parcerias com Udesc Esag

Secretário de Assuntos Internacionais de SC, Derian Campos (dir), ao lado da secretária da SCII, Julia Bittencourt e a Direção da Udesc Esag: Ana Paula Menezes Pereira (ensino de graduação), Éverton Cancellier  (diretor-geral), Daniel Pinheiro (Extensão) e Rafael Tezza (Pesquisa e  Pós-graduação) - Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
O secretário executivo de Assuntos Internacionais do Estado, Derian Campos, esteve nesta segunda-feira, 9, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, para tratar de parcerias com a instituição. Ele conversou com os gestores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e da Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII) da universidade.

A Udesc Esag mantém cursos de graduação nas áreas de Administração, Economia e Administração Pública, além de pós-graduação (mestrado, mestrado profissional e doutorado) em Administração. Já a SCII coordenada os acordos de cooperação da Udesc com mais de 80 universidades em outros países. 

Como primeiro passo, as duas instituições concordaram em criar um programa de contratação de alunos e egressos da Udesc Esag pela Secretaria – como estagiários ou outra forma de contratação a ser definida. As vagas, segundo o secretário, seriam para as áreas de atração de investimentos, comércio exterior e acordos internacionais.

Expertise

Campos se reuniu na Udesc Esag com a secretária da SCII, Júlia Bittencourt, e o diretor-geral do centro, Éverton Cancellier. Também participaram da reunião os diretores da Udesc Esag nas áreas de Ensino de Graduação (Ana Paula Menezes Pereira), Pesquisa e Pós-graduação (Rafael Tezza) e Extensão (Daniel Pinheiro).

O secretário de Assuntos Internacionais do Estado explicou que sua pasta é focada em estratégias de longo prazo e que tem interesse em aproveitar o conhecimento produzido na universidade. “O Estado carece de política pública estratégica [na área], tanto para os produtos que exporta quanto para o que ainda poderá exportar”, explica Campos. “Falta ciência, expertise”.

Internacionalização

O diretor-geral da Udesc Esag, Éverton Cancellier, destacou que o centro tem muitos alunos com experiência internacional. Programas de intercâmbio da Udesc permitem que os alunos façam parte da graduação numa universidade conveniada fora do país, com bolsa (incluindo passagens e seguro) ou isenção de taxas na instituição de destino.

Para a diretora de ensino de graduação, Ana Paula Menezes Pereira, vários alunos da Udesc Esag com experiência internacional têm perfil para atender a demanda da secretaria. “"São áreas muito relacionadas à formação dos nossos cursos. Podemos fazer uma seleção que direcione melhor a oportunidade ao perfil de interesse. É muito promissor”, acrescentou. 

A ideia é que a parceria entre a secretaria estadual e a Udesc Esag se estenda para outras frentes, incluindo a pesquisa. Uma possibilidade é que projetos de pesquisa na pós-graduação sejam estimulados a produzir conhecimento de que o governo necessita na área.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Secretário de Assuntos Internacionais de SC, Derian Campos (D), reunido com Udesc Esag e SCII
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h