Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

11/08/2019-18h50

Semana Acadêmica de Economia começa nesta segunda na Udesc Esag com palestra sobre rumos do país

 
Professor Marcelo Mello, do Ibmec RJ, abre a série de palestras - Foto: Divulgação/Instituto Millenium

A 8ª Semana Acadêmica de Economia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começa nesta segunda-feira, 12, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis. A programação, voltada para os estudantes de graduação do curso de Ciências Econômicas da Udesc Esag, se estende até sexta-feira com palestras e minicursos.

A semana será aberta às 10h10 no auditório da Udesc Esag, com palestra do professor doutor Marcelo Mello, do Ibmec RJ. Doutor em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Mello foi professor no departamento de economia da universidade americana. Também lecionou na Virginia Tech (EUA) e PUC-Rio.

Na palestra “O Brasil na mão certa?”, o professor discutirá as diferenças entre os posicionamentos que prevalecem entre os “milleniuns” no Brasil e em outros países, como os Estados Unidos. Enquanto por aqui os jovens se inclinam ao liberalismo, nos EUA a mesma geração tem preferido o socialismo de Bernie Sanders e Alexandra Ocasio-Cortez.

A palestra é resultado de uma parceria com o Instituto Millenium (Imil), que viabilizou a vinda do professor Marcelo Mello à Udesc Esag como parte do projeto Imil na Sala de Aula, que leva economistas do instituto para falar a estudantes universitários.

Minicursos e palestras

Ainda nesta segunda-feira, a programação inclui o minicurso "Data Science Workflow em R para Econometria", no Laboratório de Informática 2, das 19h às 22h25, com o economista Vinicius Melquíades de Sousa, cientista de dados da Aquarela Advanced Analytics e egresso da Udesc Esag. Sousa é também mestrando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e pós-graduando em Ciência de Dados (Senai-SC/Keyrus BR). As inscrições devem ser feitas no Departamento de Ciências Econômicas do centro.

Ao longo da semana, estão previstos ainda minicurso de finanças pessoais e palestras sobre vários temas econômicos. 

Veja aqui a programação completa

A programação teve o apoio de dois projeto de ensino da Udesc Esag: “Aprimoramento de Capital Humano: Ciências Econômicas”, coordenado pela professora Marianne Stampe (com recursos do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação - Prapeg) e “Valorização do Ensino de Graduação” (programa institucional do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Econômicas).

Mais informações

A 8ª Semana Acadêmica de Economia é organizada pelo Centro Acadêmico de Economia (Cade) e pelo Departamento de Ciências Econômicas (DCE) da Udesc Esag.

Mais informações podem ser obtidas com o Departamento de Ciências Econômicas da Udesc Esag, pelo telefone (48) 3664-8260.

Serviço:
O QUÊ: Palestra “O Brasil na mão certa?”
(8ª Semana Acadêmica de Economia)
QUANDO: segunda-feira, 12 de agosto, às 10h10
ONDE: auditório da Udesc Esag (Av. Madre Benvenuta, 2007 - Florianópolis)
QUANTO: gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Marcelo Mello, economista do Insituto Millenium e professor do Ibmec RJ
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8254
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC