Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

14/02/2020-17h58

Semana de Planejamento e Pedagógica prepara ações para busca de excelência no ensino da Udesc Esag

Professores e técnicos do centro durante encontro da Semana de  Planejamento e Pedagógica - Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), concluiu nesta quinta-feira, 13, as discussões da 2ª Semana de Planejamento e Pedagógica, envolvendo professores e técnicos do centro. Ao longo de três dias, houve apresentação das ações de 2019 e planejamento para 2020.

Depois de um primeiro dia, na terça-feira, 11, dedicado às discussões internas nos três departamentos do centro (Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas), o segundo dia do encontro, na quarta, 12, começou com uma reunião da Direção com professores e técnicos, no auditório.

O diretor-geral, professor Éverton Cancellier, relatou as ações realizadas pelo centro em 2019 e o planejamento para 2020, ressaltando os resultados da avaliação institucional em infraestrutura feita em 2019. "A Semana de Planejamento e Pedagógica permite uma reflexão sobre o que realizamos, o que podemos aperfeiçoar e os passos que pretendemos executar no ano que se inicia".

Instalações

Em relação a melhorias na infraestrutura do centro, houve uma mudança de cenário no fim do ano, quando a Udesc fechou acordo para a compra do prédio ocioso da companhia telefônica Oi, localizado em frente ao campus-sede da universidade, em Florianópolis.

Com a migração prevista da Reitoria, Biblioteca Central Udesc Cead para o novo prédio, parte dos espaços liberados no campus atual será repassada à Udesc Esag. Segundo Cancellier, além da ala ocupada atualmente pela Reitoria no mesmo prédio, o centro solicita também a ocupação do edifício próximo a ser deixado pela Biblioteca.

Estes espaços já construídos permitirão acelerar a expansão física da Udesc Esag em 4 mil m², já aprovada e prevista em projeto que tramita desde o final de 2018.

Encontro pedagógico

Ainda na quarta-feira, a segunda parte do evento, com a participação dos professores, se concentrou nas questões pedagógicas. O presidente da Comissão Setorial de Avaliação (CSA), professor Nério Amboni, apresentou os dados obtidos por meio da avaliação dos cursos por alunos e professores. Em seguida, a professora Julice Dias, diretora-geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) fez uma palestra sobre “avaliação em contexto”.

Na quarta-feira, 13, os professores de cada departamento discutiram seus planos de ação para 2020. Eles tomaram por base cinco pontos obtidos da avaliação dos cursos: articulação entre teoria e prática, utilidade e aplicação dos conteúdos junto às organizações e à formação dos alunos, sequenciamento dos conteúdos ao longo das fases, comportamento (de alunos e professores) e metodologias convencionais e ativas no ensino e aprendizagem.

Próximos passos

De acordo com o presidente da CSA, as ações de avaliação e planejamento não terminam com que foi feito durante o evento. “É um primeiro passo, um ponto de partida para estimular a discussão e a reflexão sobre esses temas e outros relacionados ao processo, de forma a contribuir para a busca de excelência, que é nosso objetivo”, explica o professor Nério Amboni.

Como resultado imediato do encontro, os departamentos, a CSA e a Direção do Centro se reunião para consolidar todas as discussões num documento, que será divulgado para toda a comunidade acadêmica. E ao longo do ano, outras atividades darão continuidade às discussões sobre os pontos levantados.

Para a diretora de ensino de graduação da Udesc Esag, a Semana de Planejamento e Pedagógica é um momento de reflexão sobre a prática pedagógica e o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é importante também como momento de troca. “Existem questões que perpassam todos os cursos, mas também há questões específicas de cada um deles”, explica. “É uma oportunidade para que os professores conheçam melhor o que acontece nos demais cursos do centro”. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professores e técnicos durante a Semana de Planejamento e Pedagógica
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h