Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

05/09/2019-17h29

Seminário de Iniciação Científica encerra nesta sexta apresentações de projetos na Udesc Esag

As apresentações de trabalhos acadêmicos dos estudantes da Udesc Esag começaram nesta quinta-feira  - foto: Luiza Pereira/Ascom/Udesc Esag
O 29º Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) encerra nesta sexta-feira, 6, a programação no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Ao todo, estão previstas 33 apresentações de projetos de pesquisa de alunos de graduação da Udesc Esag, além de quatro oficinas voltadas aos estudantes.

As apresentações dos projetos de pesquisa pelos estudantes dos cursos de graduação em Administração, Economia e Administração Pública foram iniciadas nesta quinta-feira, 5. O objetivo é difundir e estimular a iniciação científica, com a apresentação de resultados das pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados.

O 29º SIC, é realizado nos centros da Udesc desde 29 de agosto e se estende até 30 de setembro. Em toda a universidade, estão previstas 631 apresentações de bolsistas e voluntários que realizaram suas pesquisas entre agosto de 2018 e julho deste ano.

Oficinas

Na Udesc Esag, a programação do SIC começou na quarta, com uma oficina sobre a Base de Dados Capes. Nesta quinta, além do primeiro dia de apresentações dos projetos de pesquisa, os alunos puderam participar de uma oficina sobre Atlas TI (software usado em pesquisas e análises de dados qualitativos), com a professora Nicole Spohr, do Cesusc.

As atividades continuam nesta sexta com duas oficinas. A primeira é “O currículo Lattes como ferramenta de divulgação da produção intelectual”, ministrada pelas técnicas universitárias Carla Sagaz, Carolina da Veiga, Marina Belotti e Tatiane Simm, da Secretaria de Ensino de Pós-graduação do centro, das 9h30 às 12h, no Laboratório de Informática 2.

A segunda é sobre o EndNote (software gerenciador de bibliografias para publicação de artigos científicos). O professor Roberto Fabiano Fernandes, da Unisul, ministra a oficina nesta sexta, das 14h às 18h, no Laboratório de Informática 2.

Apresentações

As últimas apresentações dos projetos de iniciação científicas serão realizadas nesta sexta em duas sessões simultâneas, nas salas 08 e 33 da Udesc Esag, das 13h30 às 16h. Os trabalhos abordam temas como mercado de trabalho STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), cálculo de risco, avaliação de impacto de desastres, investimento externo, políticas públicas, desigualdade, mercado de energia e corrupção.

Acesse no site a programação completa e a de apresentações.

Evento aberto

Os encontros do 29º SIC são gratuitos e abertos ao público. Além dos bolsistas e dos voluntários de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, participarão das atividades professores orientadores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores externos à Udesc e demais interessados.

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados durante o evento.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica da Udesc.

O resumo das apresentações são registrados nos anais de cada edição do evento, publicados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). Entre outras finalidades, a publicação das informações visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações

Saiba mais sobre o evento em udesc.br/esag/pesquisa/29sic.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Pesquisa da Udesc Esag, pelo e-mail pesquisa.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • As apresentações de trabalhos acadêmicos dos estudantes  da Udesc Esag começaram nesta quinta-feira
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h