Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

04/09/2019-16h46

Seminário de Iniciação Científica inicia nesta quinta apresentações de projetos na Udesc Esag

Oficina sobre Base de Dados Capes abrir a programação no centro -  Foto: Ascom/Udesc Esag
O 29º Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou nesta quarta-feira, 4, a programação no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Até sexta-feira, 6, estão previstas 33 apresentações de projetos de pesquisa de alunos de graduação da Udesc Esag, além de quatro oficinas voltadas aos estudantes.

O 29º SIC é realizado em toda a Udesc. A programação nos centros começou em 29 de agosto e se estende até 30 de setembro. O objetivo é difundir e estimular a iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação de resultados de pesquisas dos estudantes diante de professores-avaliadores externos e convidados.

Em toda a Udesc, estão previstas 631 apresentações de bolsistas e voluntários que realizaram suas pesquisas entre agosto de 2018 e julho deste ano.

Apresentações

A Udesc Esag iniciou a programação nesta quarta, com a primeira oficina, mas é nesta quinta-feira, 5, que começam as apresentações dos projetos de iniciação científica de alunos dos três cursos de graduação (Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas), na Sala 08 do centro.

Haverá duas sessões de apresentações nesta quinta: das 8h30 às 10h45 e das 14h às 16h45. Os trabalhos a serem apresentados são bastante variados: participação cidadã, uso de aplicativos na gestão pública, inovação em pequenas empresas, renovação política, inovação social, mobilidade sustentável, valores morais e imagem corporativa são alguns dos temas abordados.

Outras duas sessões paralelas serão realizadas na sexta-feira, 6, nas salas 08 e 33 da Udesc Esag, das 13h30 às 16h. 

Acesse no site a programação completa e a de apresentações.

Oficinas

Cada centro da universidade organiza sua própria programação. Na Udesc Esag, o seminário começou na manhã desta quarta-feira, 4, com uma oficina sobre a Base de Dados Capes, no Laboratório de Informática 1 do centro, com Orestes Trevisol Neto, da Biblioteca Universitária.

Além da oficina sobre a Base de Dados Capes, estão previstas outras três: Atlas TI, Currículo Lattes como ferramenta de divulgação da produção intelectual e End Note. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário on-line, no site da 29º SIC – Udesc Esag.

Evento aberto

Os encontros do 29º SIC são gratuitos e abertos ao público. Além dos bolsistas e dos voluntários de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, participarão das atividades professores orientadores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores externos à Udesc e demais interessados.

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados durante o evento.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica da Udesc.

O resumo das apresentações são registrados nos anais de cada edição do evento, publicados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). Entre outras finalidades, a publicação das informações visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações

Saiba mais sobre o evento em udesc.br/esag/pesquisa/29sic.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Pesquisa da Udesc Esag, pelo e-mail pesquisa.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Oficina sobre Base de Dados Capes abriu programação do 29º SIC na Udesc Esag
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h