Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

09/07/2019-18h45

Seminário de Pesquisa em Economia Aplicada na Udesc Esag discute conceitos sobre investimento

O professor doutor João Frois Caldeira apresentou sua análise sobre o cenário econômico brasileiro entre 2000 e 2017 - foto: Luiza Pereira/Ascom/Udesc Esag 
O Seminário de Pesquisa “Investigating the expectation hypothesis and the risk premium dynamics: new evidence for Brazil” foi apresentado nesta terça-feira, 9, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. A apresentação foi promovida pelo Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada (GEA), do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O seminário expôs o estudo do professor doutor João Frois Caldeira, que se dedica à análise dos conceitos de Hipótese das Expectativas e Prêmio de Risco no cenário econômico brasileiro entre 2000 e 2017. Os conceitos buscam prever, respectivamente, o comportamento de juros a longo prazo, com base em dados já disponíveis, e o grau de rendimento adicional atribuído a um investimento considerado arriscado.

João Caldeira é doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), professor do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, dedicado à área de Economia e Finanças. Foi analista da instituição financeira cooperativa Sicredi por quatro anos, trabalhando com econometria e métodos computacionais aplicados às finanças.

Economia Aplicada

Este foi o primeiro de uma série de eventos a serem realizados mensalmente pelo GEA no programa "Seminários de Pesquisa em Economia Aplicada". O objetivo é debater temas de pesquisa em Economia. Nesses encontros serão apresentados estudos realizados pelos pesquisadores vinculados ao GEA, da Udesc Esag, e por pesquisadores de outras instituições.

Os eventos são voltados a professores da Udesc Esag, bolsistas de iniciação científica, pós-graduandos e demais pesquisadores e interessados no tema. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

galeria de downloads
galeria de imagens
  • O professor doutor João Frois Caldeira apresentou sua análise sobre o cenário econômico brasileiro entre os anos de 2000 e 2017
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h