Empreender e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente foram os objetivos da estudante Fernanda Simões, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), quando criou o Mercado Novva, primeiro market place do Brasil só com produtos lixo zero. E agora qualquer morador ou empresa de Florianópolis pode também contribuir para um mundo mais saudável, destinando parte do pagamento de seus impostos municipais para a startup.
O Mercado Novva, que Fernanda toca hoje com a sócia Carolina Isoppo, também estudante, foi uma das primeiras startups aceleradas pelo programa Esag Ventures, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em 2021. E foi uma das 10 selecionadas no último edital do Programa de Incentivo à Inovação (PII) de Florianópolis.
Incentivo
O PII apoia pequenas empresas inovadoras que proporcionem retorno ao município, como ganhos ambientais ou visibilidade para a cidade. As startups são indicadas por um dos arranjos promotores de inovação (API), parcerias entre a prefeitura e associações empresariais – no caso do Mercado Novva, o API liderado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
As startups aprovadas no processo seletivo recebem uma carta de autorização para captação, com a qual podem solicitar aos contribuintes o repasse de recursos que de outra forma iriam para pagamento de impostos municipais. O valor captado pode ser de até R$ 180 mil, com uso de no máximo metade desse valor para pagamento de funcionários e até 30% para ações de marketing. Ao fim do processo, é preciso prestar contas ao município sobre a aplicação do dinheiro.
“Estamos muito contentes porque, para além de um simples aporte financeiro, o incentivo fiscal do PII simboliza o compromisso da cidade para com o crescimento do Mercado Novva e as demais startups ligadas à inovação sustentável", comemora Fernanda Simões. "Isso será um catalisador para o Mercado Novva atingir os próximos objetivos em menos tempo e com maior eficiência” .
ISS e IPTU
Empresas podem incentivar a inovação em Florianópolis destinando parte do recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS) ou do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o Mercado Novva. No caso de repasses de ISS, a empresa interessada deve enviar um e-mail para a startup informando seu número de CNPJ, recebendo em resposta as instruções de como colaborar, que podem variar conforme a empresa.
No caso do IPTU, podem contribuir tanto empresas quanto pessoas físicas, destinando à startup até 20% do imposto devido. Para isso, os interessados também devem enviar um e-mail informando, além do CNPJ ou CPF, o número da inscrição imobiliária (informação que consta no carnê de pagamento do IPTU).
O endereço de e-mail para oferecer o incentivo ou solicitar mais informações é contato@mercadonovva.com.br.
Conheça o Mercado Novva.
Assista reportagem sobre a startup no Tech SC
Saiba mais sobre a Esag Ventures.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br