Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

17/05/2023-13h14

Tese de doutorado defendida na Udesc Esag ajuda municípios a conceder benefícios tributários

Amanda Maciel Carneiro Turini defenderá nesta sexta-feira, 19, às 13h30, sua tese “Framework de apoio à tomada de decisão na concessão de benefício tributário de Refis pelos municípios brasileiros”, no Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Fabiano Maury Raupp.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa da tese terá transmissão on-line ao vivo.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 19, a partir das 13h30)

A tese teve como objetivo propor um framework (conjunto de ferramentas pré-definidas para resolver um problema específico) para apoiar as prefeituras na tomada de decisão sobre a concessão de benefícios em programas de recuperação fiscal (Refis), em que contribuintes fazem acordos com os municípios para pagar suas dívidas tributárias.

O framework foi construído com base na literatura científica sobre o tema, na legislação e nos dados coletados pela pesquisa. Ele foi então validado com 26 especialistas de várias áreas relacionadas ao tema. Finalmente, o framework foi testado, por meio de simulações, com oito prefeitos e vice-prefeitos de municípios brasileiros de pequeno, médio e grande porte.

Como resultado, a versão final do framework foi composta por 7 dimensões e 19 categorias, acompanhada de sua representação gráfica, dos esclarecimentos das relações entre dimensões e categorias e suas representações gráficas.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (13h15). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h