Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

31/03/2021-13h43

Tese defendida na Udesc Esag propõe índice de transparência de conselhos municipais

Luiz Filipe Goldfeder Reinecke defenderá nesta quinta-feira, 1º, às 9h, sua tese “Transparência em conselhos municipais: a proposta do Índice de Transparência de Conselhos Municipais (ITCM)”, no Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa teve orientação do professor Fabiano Maury Raupp.

As defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) estão sendo realizadas por videoconferência, em plataformas on-line abertas ao público, em razão da pandemia de Covid-19.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta quinta-feira, 1º, a partir das 9h)

O pesquisador analisou 21 conselhos de três capitais: Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. Como resultado, desenvolveu, validou e aplicou o Índice de Transparência de Conselhos Municipais (ITCM), composto de 29 indicadores que medidos em uma escala de 0 a 4.

De acordo com o autor da pesquisa, o ITCM possibilita a conselheiros e gestores de conselhos desenvolverem políticas de transparência com base nos parâmetros delineados. Órgãos de controle, organizações da sociedade civil, imprensa e o cidadão também podem usar o índice para avaliar a transparência dos conselhos municipais.

Baixa transparência

A primeira versão do índice foi validada por 27 especialistas, incluindo pesquisadores da área de transparência, conselhos, participação e indicadores. Também participaram da validação pessoas ligadas às atividades e gestão dos conselhos, à transparência, órgãos de controle, organizações da sociedade civil, consultoria em transparência e um ex-prefeito.

Depois de validado e aperfeiçoado a partir de propostas dos especialistas, o ITCM foi testado e aplicado aos 21 conselhos estudados. A testagem gerou a versão definitiva do índice, e a aplicação demonstrou uma transparência baixa de conselhos municipais nas três capitais.

O melhor resultado foi o de Curitiba (0,276), seguido de Florianópolis (0,207) e Porto Alegre (0,202). Entre os conselhos pesquisados, destacaram-se os Conselhos de Saúde, com avaliação média de 0,43.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (8h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h