Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

16/12/2019-13h40

Tese do Doutorado em Administração da Udesc Esag aborda participação cidadã na saúde pública

Estratégia Saúde da Família foi foco do estudo, feito em três cidades  - Foto: Divulgação
O Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa nesta quarta-feira, 18, às 14h30. Grazielli Faria Zimmer Santos defenderá a tese “A relação entre diferentes níveis da burocracia e a sua influência na consolidação da coprodução do serviço público de saúde”. A pesquisa foi orientada pela professora Paula Chies Schommer.

A apresentação da tese, resultado da pesquisa realizada ao longo do doutorado, será feita perante a banca examinadora na Sala 08 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da universidade no bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Saúde da Família

A pesquisa buscou compreender como os arranjos organizacionais favorecem ou dificultam o papel do cidadão-usuário como agente direto, junto aos profissionais, na produção de serviços públicos. O foco foi a Estratégia Saúde da Família, considerando as relações entre os servidores de alto e médio escalão e equipes de rua das secretarias municipais de saúde.

O estudo foi realizado nas cidades de Florianópolis, Itajaí (SC) e Sobral (CE). Foram analisadas seis unidades de saúde, a estrutura de gestão das secretarias municipais em relação à Saúde da Família e as estratégias de desenvolvidas com participação dos cidadãos.

A pesquisa concluiu que essa participação é implementada de diferentes maneiras, conforme o contexto das unidades de saúde e o perfil das comunidades. Também detectou necessidade de maior envolvimento das equipes de rua para que os resultados sejam mais efetivos, ainda que a colaboração do alto e médio escalão seja fundamental.

Defesas públicas

As defesas dos trabalhos finais de doutorado (teses), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, são feitas perante uma banca examinadora de professores da Udesc e externos. A aprovação da tese pela banca é necessária para obtenção do título de doutor. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estratégia Saúde da Família foi o foco da pesquisa
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h