Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

10/12/2019-13h33

Tese do Doutorado em Administração na Udesc Esag testa proposta para ensino do empreendedorismo

Proposta usou organização de eventos como ferramenta pedagógica  - Foto: Getty Images
O Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa nesta quarta-feira, 11, às 14h30. Alfredo Ribeiro Cárdenas defenderá a tese “O ensino de empreendedorismo através da organização de evento como prática pedagógica para a expressão de competências empreendedoras”. A pesquisa foi orientada pela professora Simone Ghisi Feuerschütte.

A apresentação da tese, resultado da pesquisa realizada ao longo do doutorado, será feita perante a banca examinadora na Sala 08 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da universidade no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Experiência

A pesquisa teve como objetivo analisar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de empreendedorismo que utilizasse a organização de um evento como prática pedagógica para a expressão de competências empreendedoras. O estudo foi desenvolvido em duas instituições, uma pública (de ensino técnico) e outra privada (de ensino superior).

A prática envolveu a participação de 22 alunos na organização de nove eventos. A conclusão é de que a proposta leva a uma aprendizagem baseada menos no conteúdo e mais numa experiência empreendedora real, potencializando a expressão de competências na área. 

Defesas públicas

As defesas dos trabalhos finais de doutorado (teses), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, são feitas perante uma banca examinadora de professores da Udesc e externos. A aprovação da tese pela banca é necessária para obtenção do título de doutor. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Organização de eventos foi proposta como ferramenta pedagógica
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h