Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

26/10/2018-17h00

Teses de doutorado de professores da Udesc recebem menção honrosa do Prêmio Capes

Bruno Madeira e Aline Brum atuam respectivamente em Florianópolis (Ceart) e Laguna (Ceres) - Fotos: Div.
Os professores Bruno Madeira e Aline Brum Figueredo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram agraciados com menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2018, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelas suas teses de doutorado defendidas em 2017.

Professor do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, Bruno Madeira concluiu seu doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sua tese, com o título "O gesto corporal como potencializador de significado na performance violinística", investiga as implicações dos gestos corporais para a comunicação de ideias musicais. 

"A observação de diferentes músicos me levou a questionar a origem da energia que era transmitida em suas performances. Algum tempo depois, compreendi que a energia que eu percebia se originava no movimento corporal. Era a combinação de som e gestos que tornava, para mim, uma performance completa e fascinante", escreve Madeira na introdução de sua tese. 

Aquicultura

Já Aline Brum Figueredo é professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, e fez seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).  

Sua tese, intitulada "Suplementação com óleos essenciais de manjericão (Ocimum gratissimum L.) e gengibre (Zingiber officinale Rosc.) na dieta de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus L.)", investigou o uso dos óleos essenciais para prevenir e controlar enfermidades em peixes, que são a principal causa de perdas econômicas na aquicultura, segundo Aline escreve na tese.  

"Os produtos utilizados para tratamento de enfermidades na aquicultura são geralmente sintéticos, com alto custo para o produtor e alta toxicidade. Consequentemente, podem ser agressivos aos próprios animais tratados, além de contaminar a carne destinada ao consumo humano e a água, que será liberada para o ambiente natural", comenta a docente. 

Os óleos essenciais utilizados, conhecidos por suas propriedades terapêuticas, mostraram efeito protetor no tecido hepático, cardíaco e branquial dos peixes, amenizando os danos provocados pela infecção por Streptococcus agalactiae. Também melhoraram a saúde intestinal e a capacidade de absorção de nutrientes dos animais. 

Sobre o prêmio 

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento. A menção honrosa é dedicada a duas teses em área.

Também são concedidos prêmios especiais, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright, além do Grande Prêmio Capes de Tese, em parceria com a Fundação Conrado Wessel, para a tese de maior destaque de cada área da Ciência (científica, saúde e humanas).

A edição deste ano teve número recorde de inscritos, 939 trabalhos, dos quais 42 foram premiados e outros 81 receberam menção honrosa. A cerimônia de premiação ocorrerá em 13 de dezembro, em Brasília.

Os critérios de avaliação consideram a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas no site do prêmio.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Teses de Rafael Madeira e Eliane Brum receberam menção honrosa
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h