Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

23/06/2020-13h59

Tire suas dúvidas sobre as aulas não presenciais nos cursos de graduação da Udesc Esag

O retorno das aulas dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 22 de junho, com as atividades de ensino presenciais ainda suspensas por decreto do Governo do Estado, trouxe uma novidade para grande parte da comunidade acadêmica: as aulas não presenciais.

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) preparou um guia com perguntas e respostas para que os estudantes possam esclarecer as principais dúvidas sobre como tudo vai funcionar. Saiba como ter acesso às aulas on-line e como participar delas.



AULAS NÃO PRESENCIAIS

Como vão funcionar as aulas não presenciais na graduação?
As aulas incluirão atividades síncronas (em que professores e alunos interagem “ao vivo”, por meio das ferramentas on-line) e assíncronas (em que as atividades são feitas pelos alunos em casa e enviadas aos professores em outro momento).

E quem não pode ter um computador em casa para assistir às aulas?
Há algumas alternativas. Os estudantes da Udesc Esag podem usar os laboratórios de informática do centro, que terão regras especiais de acesso e funcionamento (saiba mais aqui).

E se, além disso, fizer parte de um grupo de risco, terá que se expor?
Nesse caso, existe a possibilidade de solicitar ao centro o empréstimo de um computador, para uso em casa, sem necessidade de frequentar a universidade (saiba mais aqui).

Que ferramentas on-line serão usadas para as aulas?
Há três ferramentas institucionais, para as quais haverá apoio e suporte da universidade: Moodle (já adotada pela Udesc nos cursos EAD), Polvo (rede acadêmica já em uso na Udesc Esag) e Microsoft Teams (ferramenta de videoconferência do pacote Office 365). Os professores também poderão adotar outras ferramentas complementares, sob sua responsabilidade.

Vou precisar de um login e senha para cada ferramenta?
Não. A maioria delas será acessada com login e senha do ID Udesc, que também serve para acessar seu e-mail de aluno da Udesc (nome@edu.udesc.br), para onde serão enviados todos os comunicados do Moodle. O ID Udesc também é necessário para assistir às aulas que tenham sido gravadas no Teams.

Não tenho ID Udesc ou não lembro a senha.
Caso não lembre mais de sua senha ou nunca a tenha usado antes, acesse id.udesc.br para obter sua primeira ou nova senha. Se tiver algum problema e não conseguir, peça ajuda à Coordenadoria de Informática da Udesc Esag, pelo e-mail cinf.esag@udesc.br.

Como acesso o Moodle? Há algum tutorial para aprender a usá-lo?
Em moodle.udesc.br, faça login com seu ID Udesc para ter acesso à plataforma. Ao acessar, os estudantes encontram uma Sala de Apoio com tutoriais. Também há vídeos sobre isso no Canal da Udesc Cead no You Tube. E leia a Netiqueta, manual básico de bom convívio on-line. Se ainda tiver dúvidas, envie um e-mail para moodle.cead@udesc.br, com nome completo, matrícula, curso e centro da Udesc.

Como acesso o Polvo?
Para informações sobre como acessar e usar plataforma on-line polvo.udesc.br, leia atentamente este tutorial. Se ainda assim tiver dúvidas, pergunte à equipe do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação (Labtic) da Udesc Esag, pelo e-mail polvoudesc@gmail.com.

Quando e como acesso o Microsoft Teams?
O Teams será usado nas atividades síncronas (aulas, seminários e reuniões “ao vivo”). Entre em office.udesc.br e use seu login (CPF@edu.udesc.br) e senha do ID Udesc para ter acesso à ferramenta. Você também pode baixar o aplicativo para computadores desktop ou dispositivos móveis, neste link.

Há um tutorial também para usar o Teams?
Sim, você pode acessar este tutorial para aprender a usar o Microsoft Teams. Se ainda ficar com alguma dúvida mesmo assim, envie-a por e-mail para cinf.esag@udesc.br, informando também seu nome completo, curso e contato.



LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Quem pode usar?
Estudantes regularmente matriculados em cursos da Udesc Esag e que não disponham de computadores em casa para acompanhar as aulas não presencias durante o período de quarentena.

Quem tem computador e internet em casa também pode ir?
Nesse caso, a recomendação é ficar em casa, colaborando para reduzir a circulação de pessoas no centro durante a pandemia.

Em que horários os laboratórios estarão disponíveis?
De segunda a sexta-feira, das 8h20 às 22h30. Nos intervalos entre um turno e outro, os laboratórios ficarão fechados por uma hora para limpeza. Assim, os alunos não poderão usá-los das 12h30 às 13h30 e das 17h40 às 18h40.

Como faço? É só chegar?
Não. Ao chegar à Udesc Esag, é preciso antes ir à Coordenadoria de Informática do centro (que fica no mesmo corredor dos laboratórios) para fazer um cadastro e assinar uma lista de presença. O cadastro é necessário para controle sanitário e avaliação da demanda por computadores.

É preciso reservar um computador antes de ir?
Os alunos podem agendar o uso de um computador, clicando aqui, o que facilita o controle. Mas quem não tiver feito o agendamento também vai poder usar, cadastrando-se na hora. No agendamento, o aluno reserva uma máquina para usar ao longo de um turno (manhã, tarde ou noite).

O que devo levar?
Os alunos devem estar usando máscara de tecido ou cirúrgica. Também é preciso levar uma caneta para assinar a lista de presença (evitando compartilhamento do objeto), uma garrafa de uso individual com água (não haverá copos) e fones com microfones para participação nas aulas (que não serão fornecidos pela Udesc Esag, por razões de higiene e disponibilidade de equipamentos).

Haverá cuidados extras com a limpeza dos laboratórios?
Sim. Todos os laboratórios passarão por uma limpeza antes da abertura, no início da manhã e nos intervalos entre os turnos. Além disso, foram instalados dispensadores de álcool em gel na entrada de cada laboratório, para que os estudantes possam higienizar as mãos ao entrar e sair.

Mesmo assim, juntar os alunos numa sala não trará riscos?
Se você seguir as regras, vai dar tudo certo. Haverá um distanciamento maior entre as estações de trabalho e todos usarão máscaras. Cada estudante deverá usar o mesmo computador ao longo de todo o turno, que será higienizado antes de ser usado por outro aluno. Não será permitido compartilhamento de materiais ou equipamentos, como canetas, garrafas de água e fones de ouvido.

Clique aqui para agendar o uso de um computador no laboratório



EMPRÉSTIMO DE COMPUTADORES

Quem pode solicitar?
Alunos dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da Udesc que atendam simultaneamente a três requisitos: não dispor de equipamentos que lhe permitam participar das aulas não presenciais, estar em situação de vulnerabilidade social e fazer parte de grupo de risco para a Covid-19. Os critérios que permitem enquadrar os alunos nessas condições estão descritos na Instrução Normativa 011/2020.

Até quando posso solicitar?
Não há prazo final. O empréstimo pode ser solicitado enquanto durar a suspensão das aulas presenciais decorrente da situação de emergência em saúde pública relacionada à pandemia.

O que a Udesc Esag pode emprestar a seus alunos?
Computador desktop (com monitor, teclado, mouse, cabos, caixas de som e adaptador para conexão wi-fi).

Como faço para solicitar um computador?
O estudante deve baixar o formulário de solicitação disponível aqui (em arquivo .doc), preenche-lo e enviá-lo por e-mail para a Direção-Geral do centro (dg.esag@udesc.br). O formulário também pode ser obtido na página udesc.br/proreitoria/proplan/normativos, no menu “Instruções Normativas”, clicando no link do Anexo 1 da IN 011/2020.

Onde encontro mais informações?
A IN 011/2020, com todas as normas que regulamentam o empréstimo e o anexo, pode acessada na página udesc.br/proreitoria/proplan/normativos, no menu “Instruções Normativas”.



AINDA TEM DÚVIDAS?

Saiba mais sobre as regras estabelecidas pela Udesc para as aulas não presenciais dos cursos de graduação na Resolução 050/2020 do Conselho Universitário (Consuni).

Se as informações acima não esclareceram tudo, você tem a quem perguntar:

Direção de Ensino de Graduação
deg.esag@udesc.br
Atendimento por telefone:

Terças e sextas, das 14h às 19h
(48) 3664-8227 / 3664-8219

Secretaria de Ensino de Graduação
seceg.esag@udesc.br

Apoio à mobilidade estudantil (intercâmbio)

deg.esag@udesc.br

Apoio à monitoria
mariana.furtado@udesc.br

Coordenadoria de Estágios
estagio.esag@udesc.br

EA2 – Espaço de Acolhimento ao Ensino e Aprendizagem
ea2.esag@udesc.br
Atendimento por telefone:
Segundas e terças e sextas, das 12h30 às 19h
Quartas, das 8h30 às 11h30
Quintas, das 12h30 às 20h
(48) 99183-0113

Coordenadoria de Informática
(ID, Office 365, suporte técnico e reserva de laboratórios)

cinf.esag@udesc.br

Empréstimo de computadores
dg.esag@udesc.br

Departamento de Administração Empresarial
Chefe do Departamento: 
jose.fonseca@udesc.br
Apoio: milena.barbi@udesc.br

Departamento de Administração Pública
Chefe do Departamento: 
arnaldo.lima@udesc.br
Apoio: ap.esag@udesc.br

Departamento de Ciências Econômicas
Chefe do Departamento: 
adriano.amarante@udesc.br
Apoio: wanessa.ribeiro@udesc.br

Direção de Extensão
(bolsa de apoio discente, auxílio de inclusão sigital e auxílios para moradia, transporte e alimentação - Prafe)

dex.esag@udesc.br
Atendimento por telefone:
Terças e quartas, das 14h às 18h
(48) 3664-8256

Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação (Labtic)
Polvo:
polvoudesc@gmail.com

Coordenadoria de Pesquisa
dppg.esag@udesc.br

Direção-Geral
dg.esag@udesc.br


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag 
Jornalista Carlito Costa
comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h