Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

01/09/2020-19h27

Transportes e energia aceleram inflação em agosto, mostra Índice de Custo de Vida da Udesc Esag

Reajuste anual de quase 8% das tarifas da Celesc contribuiu para alta Foto: Divulgação
Os preços dos produtos e serviços consumidos em Florianópolis tiveram um aumento médio de 0,69% em agosto, praticamente o dobro do verificado no mês anterior (0,35%). É também quarto mês seguido de crescimento da inflação. As tarifas de energia elétrica, os combustíveis e as passagens aéreas puxaram os preços para cima. 

Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com apoio da Fundação Esag (Fesag). O índice registra ainda uma alta acumulada da inflação de 2,24% desde janeiro e de 3,73% nos últimos 12 meses.

De acordo com o coordenador do ICV/Udesc Esag, Hercílio Fernandes Neto, a aceleração da inflação em agosto se deve principalmente ao reajuste anual das tarifas de energia cobradas pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), um aumento de quase 8%. Também contribuíram o aumento de cerca de 3% nos preços dos combustíveis para automóveis e de perto de 11% nas passagens aéreas.

Alimentação

Os alimentos também ficaram mais caros (0,37%), mas com uma variação bem abaixo da média geral do índice de inflação (0,69%). Os maiores aumentos de preços foram os do tomate (22,7%), mamão (12,8%), óleo de soja (11,3%), arroz branco (9,6%), margarina (5,7%) e maçã (5,4%). Por outro lado, ficaram mais baratas a cebola de cabeça (-22,7%), batata inglesa (-10,2%), beterraba (-9,6%) e couve-flor (-5,8%). As refeições fora de casa ficaram estáveis.

Quase todos os grupos de itens pesquisados tiveram algum aumento em agosto, com exceção do vestuário (-1,48%) e dos serviços da área de educação (-0,03%). O grupo habitação (que inclui as tarifas de energia), subiu 1,51%, e o de transportes (incluindo os combustíveis e as passagens aéreas), tiveram aumento médio de 1,16%.

Também houve alta nos preços dos artigos de residência (0,85%), saúde e cuidados pessoais (1,41%), despesas pessoais (0,22%) e serviços de comunicação (0,79%).

Sobre o Índice de Custo de Vida

O ICV/Udesc Esag registra a variação dos preços de 297 produtos e serviços consumidos por famílias de Florianópolis com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Para o último boletim mensal, os dados foram coletados entre os dias 1º e 31 de agosto.

A metodologia é a mesma usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial para a meta de inflação nacional. Para o cálculo do ICV, a Udesc Esag conta com o apoio da Fundação Esag (Fesag) na atualização das ferramentas utilizadas.

Mais informações podem ser obtidas em udesc.br/esag/custodevida, onde é possível consultar os boletins mensais (desde 2010) e as séries históricas (desde junho de 1994) do ICV/Udesc Esag.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reajuste anual da Celesc puxa inflação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h