Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

13/03/2019-14h55

Udesc, Prefeitura de São José e parceiros levam oficinas de empreendedorismo gratuitas a crianças

Uma ação conjunta entre universidade, poder público e organizações da sociedade civil levará lições de empreendedorismo e inovação a crianças de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social, a partir do dia 20. O projeto piloto envolverá diretamente 70 participantes de 8 a 12 anos de São José e Florianópolis, com capacitação de professores para estender o alcance a quase 1.500 crianças.

A Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim é uma ação do programa Esag Kids, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto tem a parceria da Prefeitura de São José, com metade da turma piloto formada por alunos da rede municipal. A outra metade é de crianças atendidas pelo Instituto Guga Kuerten, Instituto Pe. Vilson Groh e Lar Recanto do Carinho, todos de Florianópolis.

Para marcar o lançamento da parceria, a Prefeitura de São José receberá nesta sexta-feira, 15, às 10h, o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, o pró-reitor de extensão, Fábio Napoleão, e o coordenador do programa Esag Kids, Eduardo Jara. Eles entregarão ao vice-prefeito Neri Amaral o certificado de Cidade Amiga do Futuro, celebrando a parceria. Também participam da entrega a secretária de educação, Lilian Boeing, e o secretário de desenvolvimento econômico e inovação, Waldemar Bornhausen Neto.

Oficinas

O projeto levará as crianças da turma piloto a participar de oito oficinas temáticas ao longo do ano. Nessas oficinas, os alunos aprenderão de forma prática e lúdica sobre empreendedorismo, programação, planejamento, educação fiscal, liderança, ética, inovação e economia criativa. Eles terão o apoio de estudantes de graduação em Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas da Udesc Esag.

As oficinas serão realizadas em vários locais diferentes, oferecidos por parceiros do projeto. A ideia é que as crianças conheçam espaços públicos relevantes que contribuem para o desenvolvimento regional em um ecossistema empreendedor. Ao final, uma feira apresentará projetos desenvolvidos pelas crianças ao longo das oficinas, com o apoio de mentores.

A primeira das oficinas, sobre empreendedorismo, será realizada em 20 de março, no auditório da Udesc Esag, em Florianópolis

Veja aqui o cronograma completo

Também participarão do projeto (com o apoio de professores capacitados pelo programa Esag Kids) alunos de uma escola municipal em Canelinha (SC) e de uma escola estadual em Erechim (RS) – em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – e crianças atendidas pelos Projeto Surfando para o Futuro de Itacaré(BA) e da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas), de Florianópolis.

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do programa de extensão Esag Kids, professor Eduardo Jara, pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h