Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

01/11/2018-14h17

Udesc apresenta aplicativo de participação cidadã na gestão da cidade a empresários de Florianópolis

Para o coordenador do projeto, professor Carlos De Rolt, é preciso que a sociedade se aproprie e legitime o aplicativo Foto: André Miranda/CDL Florianópolis
Pesquisadores do Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), apresentaram nesta terça-feira, 30, o aplicativo ParticipACT aos diretores e conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis.

Lançado em setembro, o ParticipACT é um aplicativo gratuito que permite que os cidadãos façam o registro de problemas urbanos relacionados às áreas de transporte e mobilidade, segurança, acessibilidade, meio ambiente e animais, infraestrutura, social e outros, contribuindo para a gestão eficiente e inteligente de cidades.

“Não apenas apoiamos sua divulgação como, mais do que isso, vislumbramos o uso prático da ferramenta também pela entidade em ações alinhadas com as nossas bandeiras. Já estamos encaminhando estudos juntos aos pesquisadores para desenvolver alternativas", disse o presidente da CDL Florianópolis, Lidomar Antônio Bison.

Baixe o aplicativo ParticipACT no Google Play ou App Store

O ParticipACT Brasil é um projeto de pesquisa acadêmica que busca a gestão eficiente e participativa de cidades inteligentes por meio de uma plataforma de tecnologias de informação e comunicação. Entre os objetivos do projeto, está a implantação de um big data –sistema que coleta, armazena e processa grande quantidade de dados.

Os dados usados nesse sistema são fornecidos por  organizações públicas e privadas e também de forma colaborativa pelos cidadãos, com o suporte de um sistema de mobile crowdsensing (MCS) – que viabiliza a participação dos cidadãos usando o aplicativo.

Depois de instalar o aplicativo ParticipACT, o usuário utiliza seu celular para registrar os problemas da cidade, apontando no mapa o local da ocorrência e descrevendo-a em texto, áudio e/ou vídeo. Os registros poderão ser visualizados no mapa no próprio aplicativo e no portal http://www.participact.com.br.

“O ParticipACT é um projeto de longo prazo que está sendo desenvolvido em etapas. Primeiramente deve ser caracterizado como uma ferramenta de mapeamento, sensoriamento da realidade para fundamentar estudos. Os dados gerados serão disponibilizados de forma aberta a todos os interessados, inclusive os prestadores de serviços públicos”, diz o Professor Carlos De Rolt, coordenador do projeto.

“É fundamental que a sociedade se aproprie e legitime o aplicativo ParticipACT Brasil como uma ferramenta que apresenta possibilidade de inserir o cidadão na gestão das cidades inteligentes. Neste sentido, conquistar o apoio de entidades como a CDL Florianópolis, é muito importante para nós”, conclui.

Parcerias

O ParticipACT foi desenvolvido pelo LabGes, da Udesc Esag, em parceria com a Universidade de Bologna (Unibo), na Itália, que desde 2012 executa projeto semelhante na Itália, e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Os recursos vêm da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, ligada ao Ministério da Educação) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). 

O projeto também conta com apoio de entidades como a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), e Associação FloripAmanhã, além de empresas do polo tecnológico de Florianópolis, como a Neoway.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas em www.participact.com.br ou com o Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGes) da Udesc Esag, pelo e-mail labges.esag@udesc.br. Acompanhe também as novidades sobre o aplicativo no Facebook (/ParticipActBrasil) e no Instagram (@participactbrasil).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Carlos De Rold coordena o projeto ParticipACT
  • Apresentação do Participact na CDL Florianópolis
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h