Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

18/05/2023-19h43

Udesc e agência intermunicipal articulam parceria na área de saneamento básico

Objetivo é levar solução de tratamento sanitário ao meio rural em Santa Catarina - Foto: Divulgação
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta, participou de uma reunião com o presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Mário Afonso Woitexem, que é prefeito de Pinhalzinho, e o diretor executivo da entidade, Adir Faccio, sobre a formação de uma ampla parceria institucional voltada ao saneamento básico no meio rural.

O encontro na sede da Aris nesta quinta-feira, 18, discutiu um projeto apresentado pelo consórcio que visa levar aos municípios catarinenses o tratamento do esgoto sanitário, tanto no perímetro urbano quanto no meio rural.

A proposta é mobilizar pesquisadores da Udesc, a Aris e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), para propor um programa voltado à área.

Pesquisas

Woitexem destacou a importância da parceria com a Udesc, que tem pesquisas e conhecimento na área, especialmente com o trabalho do professor Eduardo Bello Rodrigues, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.

Vinculado ao Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, Rodrigues atua, principalmente, com tratamento de efluentes domésticos e projetos de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Sua tese de doutorado abordou um sistema de tratamento de esgoto sanitário conhecido como wetland construído (mais especificamente, o uso do biocarvão como meio filtrante) e comprovou a eficácia do método.

O próximo passo será a apresentação do projeto e do sistema à Secretaria do Estado de Agricultura e à Epagri.

Questão sanitária

"Todos sabemos que Santa Catarina é um Estado que tem uma força grande na exportação de carne e leite, e a questão sanitária é muito relevante, assim como a do tratamento de esgoto nas propriedades rurais. Essa iniciativa será um grande avanço para SC", afirma o presidente da Aris.

Woitexem também ressaltou a segurança de ter a Udesc participando do esforço. "É uma parceria que, com certeza, trará muito frutos para Santa Catarina", conclui.

A Aris tem como missão regular e fiscalizar os serviços de saneamento básico, e atende, atualmente, 211 municípios catarinenses.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Objetivo é levar solução de tratamento sanitário ao meio rural em Santa Catarina
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h