Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

29/10/2019-16h42

Udesc é exemplo de eficiência em curso sobre otimização de energia

Curso na Capital abordou combate ao desperdício e otimização de sistema energético - Foto: Israel Virgílio

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou um curso de eficiência energética em parceria com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e a empresa Quantum Engenharia entre 21 e 24 de outubro, no Auditório da Santur, em Florianópolis.

As palestras tiveram, por objetivo, prestar orientações sobre racionalização do uso e economia de energia aos participantes. Entre outros tópicos, o curso abordou os procedimentos adotados pela universidade estadual para otimizar sistemas energéticos.

A Udesc implementou uma série de melhorias nos últimos anos nessa área, viabilizadas com recursos financeiros de R$ 940 mil recebidos por meio de uma chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Celesc. 

O programa visa a redução do consumo de energia elétrica e a conscientização para o uso correto e seguro da energia elétrica, além de disseminar a importância da utilização de fontes renováveis de energia.

Palestras

As apresentações do curso foram ministradas pelo engenheiro Willian Fernandes Pinheiro, com a participação do engenheiro Bruno Cordeiro Clasen, gestor de projetos na área de Eficiência Energética da Celesc, e do professor Raimundo Nonato, coordenador da Engenharia, Projetos e Obras da Udesc.

De acordo com Clasen, pequenas atitudes como retirar o carregador de celular da tomada quando não estiver carregando, limpar o ar-condicionado, usar lâmpadas mais econômicas e fazer a manutenção nas instalações elétricas contribuem para uma economia significativa na sua conta de energia elétrica.

Eficiência Energética

Segundo Nonato, os projetos de eficiência energética da Udesc selecionados pela Celesc buscam promover o uso eficiente de energia elétrica por meio da troca ou do melhoramento do desempenho de equipamentos e sistemas.

As melhorias realizadas na universidade incluíram a instalação de placas solares e equipamentos para geração de energia elétrica no teto do prédio da Reitoria, além da substituição de 6,1 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED em diversas instalações do Campus I.

Mais informações

Mais informações pode ser obtidas com a Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras (Cepo), vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), pelo telefone (48) 3664-8034.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso abordou combate ao desperdício e otimização de sistemas energéticos
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h