Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

25/05/2023-19h04

Udesc e parceiros buscam soluções para monitorar o setor pesqueiro de SC

Udesc, secretaria estadual, Fapesc e Epagri participaram do encontro - Fotos: Div.
O monitoramento do setor pesqueiro catarinense foi tema de uma reunião nesta quarta-feira, 24, entre representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca (SAQ), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Pela Udesc, estiveram presentes o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, e o professor Jorge Luiz Rodrigues Filho, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna.

Participaram do encontro o secretário-executivo da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, e o assessor Marcelo Aguillera; o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, e a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da fundação, Valeska Daniela Tratsk; e o pesquisador Fabiano Müller Silva, da Epagri.

Soluções técnico-científicas

A parceria entre instituições tem como objetivo buscar soluções técnico-científicas para problemas de monitoramento do setor pesqueiro no Estado de Santa Catarina.

O tema já havia sido debatido em uma visita do secretário estadual à sede do Campus I da Udesc, em Florianópolis, em abril, quando foi recebido pelo reitor, Dilmar Baretta, e pelo vice-reitor, além do professor Giovanni Lemos de Mello, também da Udesc Laguna.

No primeiro encontro, a SAQ buscou o apoio da universidade, especialmente por meio de convênios com a Udesc Laguna, para auxiliar em demandas da secretaria. Frigo, que é engenheiro de aquicultura, é o primeiro titular da pasta, criada na reforma administrativa deste ano.

Visita à Udesc Laguna

O secretário também visitou a Udesc Laguna no início de maio, quando foi recepcionado por gestores do centro de ensino, incluindo o diretor-geral, Eduardo Giovanni, e professores do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas que desenvolvem pesquisas na área, dentre eles Giovanni de Mello, Jorge Filho, Eduardo Gentil de Farias e David Valença Dantas.

Na ocasião, Jorge Filho fez uma apresentação sobre um projeto de monitoramento da pesca industrial. Na Udesc Laguna, o docente coordena o Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação e é líder do Grupo de Pesquisa Análise e Conservação da Biodiversidade.

Estatísticas

Segundo o professor Mello, uma das principais formas de apoio da Udesc deve ser o levantamento e o estudo de dados sobre a pesca industrial catarinense, com a produção de estatísticas, que é uma das prioridades para auxiliar a recém-criada secretaria em suas ações.

Na Udesc Laguna, Lemos coordena os laboratórios de Aquicultura (LAQ) e de Nutrição de Organismos Aquáticos (Lanoa), as ações de extensão Grupo de Interesse em Carcinicultura e Programa de Desenvolvimento da Aquicultura da Região Sul (Prodaq) e é líder do Grupo de Pesquisa em Aquicultura (GPAq). 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc, secretaria estadual, Fapesc e Epagri participaram do encontro
  • Visita do secretário à Udesc Laguna teve apresentação de pesquisas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h