Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

11/03/2021-18h00

Udesc Esag abre inscrições para indicação a bolsa de estudos da Fundação Botín na Espanha

Participantes em Madri, na edição de 2020, entre eles Lara Künzi (de  amarelo), entrevistada no podcast Intercâmbio - Foto: arquivo pessoal
Estudantes de graduação em Administração, Administração Pública e Economia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem ser indicados pela própria universidade, por meio de uma carta de recomendação do reitor, para concorrer a um curso intensivo de formação de jovens lideranças da América Latina, oferecido pela Fundação Botín, com aulas na Espanha e tudo pago.

A carta de recomendação do reitor é um dos pré-requisitos para inscrição no processo seletivo do programa da Fundação Botín. Estudantes do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) interessados devem antes se inscrever numa pré-seleção interna, até 20 de abril.

Saiba mais sobre o programa e faça a pré-inscrição em udesc.br/esag/intercambio/botin.

Ouça o Episódio 24 do podcast Intercâmbio
(entrevista com Lara Künzi, brasileira que participou da última edição do programa, no ano passado)



A Fundação Botín, instituição espanhola dedicada ao desenvolvimento social e à educação, seleciona todos os anos um grupo de estudantes universitários latino-americanos de alto potencial e vocação para o serviço público. Os estudantes selecionados participam do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, com todas as despesas pagas pela fundação.

Na edição de 2021, as aulas presenciais do programa começarão em 24 de outubro, na Universidade dos Andes, em Bogotá (Colômbia). Em seguida os alunos viajarão para a Espanha, com uma programação que passa por Madri, Santander e Caminho de Santiago e pela Univerisdade de Salamanca.

O programa inclui ainda atividades no Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde se encerrará, em 2 de dezembro, e um módulo à distância no início do curso. A programação pode ser alterada dependendo das restrições sanitárias determinadas pelas autoridades.

Requisitos

O programa é voltado para jovens universitários, de qualquer área de conhecimento, nascidos em países da América Latina. Para o programa deste ano, são admitidos candidatos nascidos entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2001.

Para participar da pré-seleção, é preciso estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Udesc Esag (Administração, Administração Pública ou Ciências Econômicas). É necessário ter condições de concluíir mais de 50 % da da carga horária do curso até 30 de setembro de 202' e índice de aproveitamento (IA) igual ou maior que 8 (desconsiderando o semestre letivo 2020/1) .

A Fundação Botín valoriza o desempenho acadêmico, experiência profissional, participação en projetos sociais e organizações da sociedade civil, asísim como o interesse expresso do candidato a bolsa em contribuir para o desenvolvimento de seu entorno, país e região.

Pré-seleção

A Comissão de Ensino de Graduação do centro selecionará os candidatos entre os que atenderem aos requisitos do programa. Os aprovados nessa pré-seleção receberão uma carta de recomendação assinada pelo reitor da Udesc.

Com a carta do reitor, os estudantes classificados deverão se inscrever até 14 de maio. no site da Fundação Botín, que fará a seleção final. A reponsabilidade por essa inscrição é exclusiva do aluno.

Bolsa

A Fundação Botín cobre despesas de viagem, refeições, alojamento, seguro de saúde e deslocamentos dentro do programa. O bolsista não pagará o curso, mas também não receberá qualquer valor em dinheiro. Os custos de deslocamento da casa do aluno até o aeroporto de saída ou chegada ao Brasil também não são cobertos pela bolsa.

Veja os documentos necessários e faça a inscrição em
udesc.br/esag/intercambio/botin

Saiba mais sobre o programa
no site da Fundação Botín.

Conheça outras oportunidades de bolsas em
udesc.br/esag/intercambio

Ouça o podcast Intercâmbio em
udesc.br/esag/intercambiopodcast

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Participantes em Madri, em 2020
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h