Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

16/11/2021-15h46

Udesc Esag abre inscrições para intercâmbio presencial na ESPM, Fecap ou FGV

Estudantes dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever até 26 de novembro para vagas de intercâmbio em três das principais faculdades do país nas áreas de Administração e Economia, todas em São Paulo.

As opções de intercâmbio são para a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado final do processo seletivo será divulgado em 1º de dezembro. Os selecionados farão intercâmbio durante o primeiro semestre de 2022.

Leia o edital e acesse o formulário de inscrições em udesc.br/esag/intercambio/espm_fecap_fgv

Aulas presenciais

Nos últimos semestres, em razão das restrições impostas pela pandemia, essas vagas de intercâmbio para alunos da Udesc Esag deixaram de ser oferecidas em alguns casos e, em outros, as aulas migraram para a modalidade on-line. Agora, todas as vagas voltam a ser abertas para intercâmbios presenciais.

Os estudantes de graduação da Udesc Esag podem escolher até duas das instituições para tentar o intercâmbio, desde que elas ofereçam vagas direcionadas ao curso em que o aluno está matriculado na Udesc Esag. São 10 vagas para a Fecap, 5 para a ESPM e 2 para a FGV.

Vagas conforme o curso:

  • Administração Empresarial – Fecap (5) ou ESPM (3)
  • Administração Pública – FGV (2) ou ESPM (1).
  • Ciências Econômicas – Fecap (5) ou ESPM (1)

Requisitos

Antes de se inscrever, é importante verificar a compatibilidade entre os calendários acadêmicos da Udesc e da faculdade escolhida. O atual semestre letivo da Udesc, atrasado pela interrrupção no início da pandemia, tem parte das aulas em 2022.

Como as faculdades conveniadas já estão com o calendário normal, as aulas deste semestre letivo na Udesc poderão se sobrepor a parte do intercâmbio. Nesse caso, o intercambista pode perder créditos em disciplinas deste semestre em que já está matriculado na Udesc. 

Podem se candidatar ao intercâmbio alunos estar regularmente matriculados em cursos de graduação da Udesc Esag que tenham concluído as duas primeiras fases e não estejam em fim de curso (mais de 80% do currículo cumprido).  Também é preciso cumprir os requisitos exigidos pela instituição de destino e não ter sido punido em processo disciplinar na Udesc.

O convênio prevê que os alunos da Udesc Esag não pagarão mensalidades a nenhuma das instituições durante o período de mobilidade estudantil. Mas eles terão que bancar suas despesas de viagem, alimentação e alojamento, além de providenciar seguro de vida para o período de intercâmbio.

ESPM

A ESPM é uma das escolas da área de negócios mais tradicionais do país. Foi fundada em 1951, em São Paulo, por um grupo de publicitários e empresários da mídia – entre eles Assis Chateubriand. Hoje, mantém campi também no Rio de Janeiro e Porto Alegre, somando cerca de 15 mil estudantes e oito cursos de graduação, além de pós-graduação.

A estudante Julia Serpa, do curso de Ciências Econômicas, esteve lá e relatou sua experiência ao podcast Intercâmbio. Ouça aqui.

Fecap

A Fecap é uma faculdade centenária, criada em São Paulo, em 1902, para ensinar contabilidade. Entre seus pioneirismos, está o primeiro curso de Ciências Econômicas do Brasil, aberto em 1932. Além de Contabilidade e Economia, mantém atualmente os cursos de Administração, Relações Internacionais, Relações Públicas, Publicidade e Secretariado Executivo.

O estudante Glauber Naue, do curso de Ciências Econômicas, esteve lá e relatou sua experiência ao podcast Intercâmbio. Ouça aqui.

FGV

Fundada em 1944, a FGV foi a primeira instituição de ensino da América Latina a oferecer cursos de bacharelado em Administração Pública e Administração Empresarial, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente, a fundação oferece outros cursos, como Direito, Ciências Sociais e Matemática Aplicada, além de ter uma sede em Brasília.

A estudante Sofia Liz Santana esteve lá e relatou sua experiência ao podcast Intercâmbio. Ouça aqui.

Conheça mais oportunidades em
udesc.br/esag/intercambio

Mais informações podem ser obtidas na Direção de Ensino de Graduação da Udesc Esag, pelo e-mail deg.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h