Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

18/05/2022-15h45

Udesc Esag abre inscrições para minicurso Introdução ao Software R

O minicurso Introdução ao Software R (voltado ao tratamento estatístico de dados) está com inscrições abertas até a próxima terça-feira, 24, para professores e estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As aulas serão presenciais, às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h30h, de 25 de maio a 8 de junho, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis. 

O minicurso será ministrado pelo estatístico Silvio Aparecido da Silva, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Doutor em Engenharia de Produção (UFSC), com mestrado na área de programação matemática (UFPR), Silvio trabalha com o software desde a graduação em Estatística (2004), usando a linguagem R tanto em trabalhos acadêmicos quanto para aplicações em empresas. 

Acesse aqui o formulário de inscrição

Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer curso da Udesc, mas há uma ordem de prioridade para preenchimento das 20 vagas:
  1. Professores da Udesc Esag
  2. Estudantes do curso de Ciências Econômicas da Udesc Esag 
  3. Estudantes de outros cursos de graduação da Udesc Esag
  4. Estudantes de pós-graduação da Udesc Esag
  5. Professores e estudantes de outros centros da Udesc.
Programa

Os participantes conhecerão conceitos introdutórios da linguagem R, utilizando a interface do RStudio para transformar, manipular e analisar dados nos mais variados formatos. Também aprenderão a criar gráficos que possibilitem apresentar suas análises e entender os padrões dos dados, utilizando os pacotes e funções mais populares do software. Serão apresentados ainda a casos de uso e aplicações práticas do R. 

O minicurso é uma ação de formação continuada prevista no Projeto de Ensino Projeto Capacitação e Aprimoramento Docente para Melhoria do Ensino: Ciências Econômicas 2020/2021”. O projeto é coordenado pelo professor Adriano de Amarante, da Udesc Esag, e conta com recursos do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg)

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do projeto, pelo e-mail adriano.amarante@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h