Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

09/05/2019-13h58

Udesc Esag alerta para efeito de possível corte de recursos do Governo do Estado

Além de investimentos, dia a dia do centro pode ser afetado - Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
A possível redução do repasse de recursos do governo para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) afetaria diretamente as ações nas unidades de ensino, pesquisa e extensão, como o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Investimentos em obras e o custeio de despesas do dia a dia da instituição podem ser inviabilizados.

Pairam duas ameaças atualmente sobre as receitas da Udesc. O projeto de lei de diretrizes orçamentárias (LDO) de 2019 enviado pelo governo à Assembleia Legislativa prevê uma redução de 10% no repasse para a Udesc. A universidade, que integra o poder executivo, foi colocada no mesmo pacote que os órgãos dos outros poderes (Judiciário, Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas), na redução do repasse de recursos.

A outra ameaça é a retenção de cerca de R$ 35,5 milhões previstos no orçamento de 2018 que a universidade não pôde gastar (em geral por questões burocráticas, como necessidade de refazer licitações). Os recursos deveriam, por lei, retornar para a Udesc neste ano, o que o governo resiste a fazer. Esse dinheiro não é uma “sobra”. Ele já está comprometido.

Investimento e custeio

Para o diretor-geral da Udesc Esag, professor Éverton Cancellier, investimentos previstos ficariam inviabilizados. “O corte afetará seriamente os investimentos que pensamos para o centro”, exemplifica. “A reforma e ampliação do prédio do centro é uma obra importante que ficará comprometida se a redução de recursos se concretizar”.

Haverá ainda impactos no funcionamento cotidiano dos centros. “Visitas técnicas, melhorias em laboratórios e salas de aula também seriam prejudicados”, alerta o diretor-geral.

Em razão do risco implantação da medida proposta pelo Governo do Estado, gestores, professores, técnicos e estudantes estão organizando ações para evitar o corte de recursos, agindo junto a representantes políticos e participando de campanhas de esclarecimento à população. “É o momento de toda a comunidade acadêmica se mobilizar em defesa da educação e da universidade pública catarinense”, afirma Cancellier.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Investimentos e dia a dia da universidade seriam prejudicados
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h