Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

06/06/2019-16h20

Udesc Esag busca participação de todos na avaliação dos cursos de graduação para aperfeiçoar ensino

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está ouvindo professores e estudantes de seus cursos de graduação para a Avaliação Institucional, que vai até 16 de junho. No Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), a Comissão Setorial de Avaliação (CSA) iniciou uma ação coordenada com os departamentos para atingir o máximo de participação.

A participação massiva de alunos e professores na avaliação é necessária para que a universidade disponha de informações que ajudem a aperfeiçoar o ensino de graduação. Ela permite aos avaliadores entender o que está e o que não está funcionando bem, corrigindo fragilidades.

Para garantir uma adesão maior, os professores da Udesc Esag abrirão espaço em suas disciplinas, entre os dias 6 e 12 de junho, para que os estudantes usem os computadores dos três laboratórios de informática do centro para responder à avaliação. Nesta terça-feira, 4, a CSA apresentou a professores e representantes dos alunos o cronograma para uso dos laboratórios.

Como participar

Estudantes e professores devem acessar o Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), clicar no menu lateral "Responder Avaliação Institucional" e responder o questionário. As identidades serão mantidas em sigilo. O questionário estará disponível até 16 de junho.

O acesso ao Siga para responder o questionário também pode ser feito por tablets e smartphones.  Assim, os professores podem abrir espaço nas aulas para a participação dos alunos na avaliação, mesmo que não estejam nos laboratórios, usando seus próprios dispositivos móveis.

Na avaliação, estudantes e docentes dos cursos presenciais e a distância podem avaliar a infraestrutura e a organização didática do curso e das disciplinas. Os alunos também podem avaliar o desempenho dos professores que, em contrapartida, avaliam as turmas.

Importância dos dados

Para o presidente da CSA da Esag, professor Nério Amboni, o esforço faz parte da necessidade de uma nova cultura de avaliação. “De posse dos dados, vamos estudar os problemas apontados e buscar soluções”, explica o professor. “Professores e alunos precisam entender que, se algo não está funcionando, isso tem que ser refletido, para que possamos melhorar”.

Os dados também servem para a regulação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC), que atua no reconhecimento dos cursos de graduação e na renovação dessa condição.

A avaliação interna da Udesc envolve a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), além das pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Planejamento (Proplan), que utilizam as informações coletadas nas tomadas de decisão.

Nos centros, os resultados são divulgados pelas comissões setoriais de avaliação (CSAs), e as melhorias nos cursos são de responsabilidade dos núcleos docentes estruturantes dos cursos (NDEs) e da Direção de Ensino de Graduação.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Comissão Setorial de Avaliação da Esag, presidida pelo professor Nério Amboni, pelo e-mail nerio.amboni@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Avaliação Institucional
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h