Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

12/11/2019-18h51

Udesc Esag conclui capacitação de 140 gestores da Secretaria de Saúde de Florianópolis

Cerca de 35 gestores da Secretria Municipal de Saúde concluiu a quarta e última etapa do  Programa de Desenvolvimento Gerencial - foto: divulgação
Com uma turma de cerca de 35 gestores, foi encerrada nesta terça-feira, 12, a quarta e última etapa do Programa de Desenvolvimento Gerencial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis. O projeto, realizado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoveu capacitação sobre desenvolvimento instrumental.

O projeto, que teve início em agosto de 2015, foi coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer, do Departamento de Administração Pública (DAP) da Udesc Esag. Ao todo, as quatro etapas mobilizaram cerca de 140 gestores, entre diretores e gerentes da Secretaria, coordenadores distritais e de unidades de saúde, de policlínicas e de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), diretores de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e supervisores da rede de Atenção Primária à Saúde (APS).

O objetivo foi proporcionar aos servidores a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades sobre temas como licitação, orçamento público e gestão por processos, entre outros. Os projetos contaram com o envolvimento de 21 professores da Udesc e de outras instituições.

Parceria

Segundo a professora Sulivan, a iniciativa surgiu a partir de um trabalho de mapeamento de competências realizado na SMS da Capital, por meio de uma parceria desenvolvida desde 2010 entre o Departamento de Administração Pública e a Secretaria. O conteúdo dos módulos foi definido junto aos gestores da Secretaria a partir desse mapeamento, que detectou a necessidade de capacitar servidores para consolidar conhecimentos e habilidades interpessoais, métodos e técnicas de gestão.

A parceria inclui a realização de trabalhos semestrais de consultoria de procedimentos, que mobilizam acadêmicos e docentes do curso - criada pela professora Sulivan, a atividade se tornou interdisciplinar e ação extensionista a partir de 2011, com o apoio da professora Paula Chies Schommer.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Luiza Marques Pereira*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

*estagiária de jornalismo, supervisionada pelo jornalista Carlito Costa.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cerca de 35 gestores da Secretria Municipal de Saúde  concluiu a quarta e última etapa do  Programa de Desenvolvimento Gerencial
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h