Depois de quatro dias de imersão, a equipe Udesc Esag encerrou a participação na 7ª edição do Reuni Challenge 2025, na etapa classificatória neste sábado, 13, no Orion Parque Tecnológico, em Lages, na serra catarinense. O grupo formado por cinco estudantes do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluiu três das quatro etapas do desafio, com uma proposta de inclusão digital para pessoas com mais de 60 anos.
"O Reuni Challenge se mostrou realmente um evento de inovação. Mas, acima de tudo, de transmissão de conhecimento. Nosso projeto foi construído por e com a ajuda de pessoas muito competentes que fizeram com que a gente enxergasse que nossa ideia faz sentido e nós, com certeza, vamos aplicá-la", adianta a estudante Andreza de Souza.
O grupo coordenado pela professora Patrícia Vendramini, diretora de Extensão da Udesc Esag, destacou a importância da participação, especialmente pelo aprendizado proporcionado e pelos desafios enfrentados.
"A equipe Esag foi proativa desde o início, porque partiu deles o convite para virmos ao Reuni. Criaram o grupo, providenciaram os documentos e estavam super disponíveis para os alinhamentos iniciais lá em Floripa", comenta a professora. "Depois, quando chegamos aqui em Lages, mantiveram-se focados e comprometidos em buscar soluções para o problema escolhido. Superamos alguns conflitos internos, de comunicação e empatia, dada a pressão do ambiente e do curto tempo que dispúnhamos", complementa.
A solução apontada, na análise da professora, foi o ponto alto da equipe, pela percepção de que ela é de fato viável. Com habilidade, a equipe sensibilizou o reitor da Udesc, José Fragalli, sobre a real necessidade mapeada. "Esbarramos na dificuldade de alinhar problema x solução no formato do pitch, mas estamos muito felizes que a perspectiva de desenvolvimento de uma nova Startup nascida do curso de Administração pública da Esag", enfatizou.
Vencedores do Reuni Challenge 2025
A equipe vencedora da competição este ano foi a Able.X, representante da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de Xanxerê. Em segundo lugar, a Ifruit, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Curitibanos. E em terceiro lugar, a equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), campus de Caçador.
Das 22 equipes, 11 foram selecionadas para a final do Reuni Challenge: Revy (Udesc Alto Vale), Up Now (Udesc Ceplan), Incluitech (Unibave), Ativa (Udesc Cefid), Catalyze (IFSC Lages), Desbrava (Udesc Meio Oeste Cesmo), Ifruit (UFSC Curitibanos), IntegraPCD (Udesc Oeste), Able.X (Unoesc Xanxerê), StarCEO (Udesc Oeste), Integragro (UFFS Fronteira Sul).
Aprendizados para a vida
Entre as principais lições mencionadas pelos integrantes, destacou-se a percepção, vivenciada na prática, de que a administração pública também pode ser um campo fértil para o empreendedorismo.
Essa constatação surgiu a partir do contato direto com iniciativas inovadoras dentro do setor público, que demonstraram ser possíveis novas abordagens para a gestão pública, baseadas em soluções criativas, colaboração e impacto social positivo. A vivência prática permitiu aos integrantes uma imersão em questões reais, exigindo engajamento, criatividade e capacidade de adaptação diante de contextos complexos, além do desafio de lidar com a pressão do tempo.
Durante todo o período, as equipes foram desafiadas a desenvolver sua ideia, a fim de solucionar um problema real, passando por todas as etapas e emoções da criação de um negócio. Os universitários contaram com a ajuda de capacitações e mentorias, além da orientação de um professor coordenador da equipe.
A equipe da Esag garantiu para a Udesc o título de universidade mais empreendedora do Brasil, na competição em 2021.
Sobre o Reuni Challenge
O Reuni Challenge surgiu de uma competição interna entre estudantes do curso de computação. A intenção principal do evento é fomentar a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior de todo o país, o R euni Challenge busca conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, mentores com experiência de mercado e o ecossistema de inovação, para o desenvolvimento de projetos inovadores em um evento imersivo.
Mais informações no site do projeto:
projetoreuni.com.br
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br